Geral

Alvo de racismo na Espanha, Vinicius Jr. oferece aulas de antirracismo em seu instituto

Está no g1

Um dos lemas do instituto formado pelo jogador Vincius Jr. em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, é que a base vem forte. E se depender dele e de sua entidade, que é voltada para a educação, vem antirracista também.

Vini Jr. , que foi alvo de racismo mais uma vez durante uma partida contra o Valencia, no domingo (21), desenvolveu um programa antirracista – e que deve virar manual em breve – , com a equipe pedagógica de sua entidade e com o professor Allan de Souza .

O trabalho vem sendo desenvolvido já há quatro meses, e trabalha temas como a solidão da criança negra no ambiente escolar, a sutileza do racismo recreativo, como o racismo atravessa as pessoas e como ser um educador antirracista.

O programa é voltado para professores da rede pública que, após assimilarem o conteúdo, ficam aptos a trabalharem essas premissas com seus alunos em sala de aula, e a identificar situações racistas e a combatê-las junto com as crianças no dia a dia.

“Fizemos duas oficinas para as professoras da rede municipal do Rio de Janeiro, em escolas que já são atendidas pelo Instituto Vini Jr. Estamos trabalhando agora no desenvolvimento de um manual de ‘Educação Antirracismo na Prática’ e montando um planejamento para difundir as oficinas para outras escolas da rede pública de todo o país”, informou o instituto em suas redes sociais.

Uma das oficinas aconteceu na Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha, na Comunidade da Kelson’s, no dia 24 de março, com 25 pessoas, entre professores, diretores e convidados.

No dia 29 daquele mesmo mês, foi a vez de professores e diretores da Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti, na Providência, no Centro do Rio, tere acesso ao conteúdo.

A ideia para o programa veio da vivência do próprio Vinicius Jr., da sua preocupação em educar pessoas mais conscientes e não-racistas, e ainda da constatação de que 80% das crianças do país estudam em escola pública, e que em sua imensa maioria são pretas e atravessadas pelo racismo de alguma forma.

Além do programa antirracismo, o Instituto Vinicius Jr. apoia escolas públicas com na construção de novos modelos de ensino-aprendizagem, usando a tecnologia como ferramenta e o esporte como linguagem.

Foto: Instituto Vini Jr.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com