Editorial

blogdobarbosa, 13 anos sempre em defesa da democracia e da liberdade de expressão

O blogdobarbosa está fazendo 13 anos neste 13 de agosto sempre em defesa da democracia e da liberdade de expressão. Uma data enigmática. E como costumo dizer, este site não nasceu para competir, mas para informar e opinar. Prezo pela qualidade e não quantidade.

Não faço o gênero secos e molhados e muito menos para agradar. Todo jornalista tem direito a ter opinião e a explicitar suas posições políticas. Mais que direito, tem até a obrigação. Mas não pode brigar com os fatos, nem confundir realidade com desejo. E é essa a linha editorial do blog.

Entendo democracia como a convivência dos contrários, e é assim que tem que ser se não não é democracia.

Em 13 anos o blogdobarbosa jamais foi questionado, criticado sim, mas questionado nunca. Criticado pelas minhas opiniões que muitos não gostam, obviamente, mas nem Jesus Cristo agradou a todos (as), que dirá um simples mortal.

Jornalismo que não incomoda não é jornalismo. Jornalismo sério tem que ser crítico, esclarecedor e investigativo. Me reporto a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) ao dizer que enquanto a informação for uma “necessidade vital nas sociedades modernas”, o jornalismo continuará existindo.

É por isso e por acreditar no jornalismo sério e opinativo que o blogdobarbosa chegou aos 13 anos de forma ininterrupta, mesmo com todas as adversidades que o tempo produz.

O compromisso do blog é, sobretudo, com o leitor mesmo àqueles que discordam da linha editorial.

Tempos atrás dando uma palestra para alunos do Curso de Jornalismo, uma aluna se dirigiu a mim e me perguntou o que era ser blogueiro. Disse pra ela que não era blogueiro e sim jornalista que editava um blog. E sabe o por quê de ter dito isto? Porque jornalista escreve e opina, blogueiro faz ctrl C, ctrl V e ainda ganha muito dinheiro.

Ressalte-se que a tirania tenta moldar o país à ignorância cascuda e antidemocrática, mas ainda há jornalismo e jornalistas nas trincheiras da democracia para evitar que sucumbamos.

A conferir!

Imagem reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com