Artigo

Bolsonaro não tendo robô, usa pesquisas encomendadas para sustentar seu governo

por Emanuel Cancella

Depois de os robôs bolsonaristas terem queda no Twitter diante da ação da Polícia Federal e Consultoria AP Exata dizer que queda foi de 40,8% em relação a picos atingidos no passado e 10% em relação à média histórica, duas pesquisas dão sobrevida a Bolsonaro: a da Revista Forum de 23/07/20: “Aprovação de governo Bolsonaro é de 49,1%, quase metade do país”. E agora o Paraná Pesquisas: Bolsonaro aparece líder em todos os cenários para 2022, aponta a pesquisa.

Brizola já era um crítico das pesquisas. Falava que custava uma fortuna e era a arma dos poderosos. Aliás, Brizola enfrentou uma pesquisa quando voltou do exílio, a qual dava a ele, no início da campanha, algo em torno de 3% para o governo do estado no Rio de Janeiro, entretanto ele ganhou as eleições. Depois Brizola foi vítima de outra pesquisa, fato que ficou conhecido como escândalo da Proconsult. As pesquisas de boca de urna, essas em que a margem de erro é mínima, já davam a vitória a Brizola, então tentaram fraudar via apuração dos votos. Então o ex-PDT e ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, um dos maiores experts em apuração de eleição do Continente, inclusive é convidado a acompanhar apuração de eleição no continente Sul,   denunciou e barrou o escândalo do Procolsult.

Fernando Haddad, do PT, para prefeito de São Paulo, tinha algo em torno de 3% do eleitorado, e Lula, talvez o maior cabo eleitoral do país, tanto que as más línguas dizem que ele elege até um poste. Lula, nesse momento da campanha de Haddad, aparece em foto com Paulo Maluf e Haddad, principalmente a esquerda caiu de pau. E Haddad ganhou a eleição. E, diga-se de passagem, Haddad foi um excelente prefeito e o melhor ministro da Educação que esse país conheceu. 

Lula também elegeu Dilma que nunca tinha disputado uma eleição, e para mostrar que tem luz própria Dilma se reelegeu.  Lógico que essas pesquisas da Fórum e Paraná Pesquisas são patrocinadas pelo governo Bolsonaro ou por algum seu apoiador. E, diga-se de passagem, todas as pesquisas atendem àquele que os contrata, lógico que um instituto de pesquisa manipula mais e outros menos, mas nenhum contraria quem paga pelos serviços. Estadão a Folha e seu DataFolha grande beneficiários dos polpudos anúncios do governo tucano reelegeram governador de São Paulo em 2014, Geraldo Alckmin em primeiro turno mesmo Alckmin envolvido no escândalo da merenda, crise hídrica e propinoduto do metrô de São Paulo.  Tanto que pesquisas não ganham eleição que Celso Russomano,  em toda eleição para a prefeitura de São Paulo, sai na frente e não ganha nunca. Russomanno faz um belo trabalho em defesa do consumidor, entretanto nunca contraria grades empresas!

* Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com