Política

Haddad afirma que candidato de extrema-direita paga mensagens no WhatsApp com caixa 2

Está no Jornal GGN

Candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad afirmou nesta quinta-feira (18) que vai acionar a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal para prender os “empresários corruptos” que estão ajudando o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro a violar a democracia.

Em vídeo divulgado nas redes, Haddad comenta a reportagem da Folha de S. Paulo, que revelou que empresários anti-PT, como Leonardo Hang, da Havan, estão comprando pacote de disparo em massa de mensagens no WhatsApp de agências de marketing digital. Uma delas fez a campanha de Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais. Mas, no caso de Zema, o serviço foi pago pela campanha e usou o banco de dados do próprio candidato.

A ação viola a lei eleitoral, pois o financiamento empresarial de campanha foi proibido no Brasil. Além disso, há agências que oferecem bando de dados de terceiros, obtidos também ilegalmente. Segundo a Folha, cada contrato para “disparo em massa” custa uma média de R$ 12 milhões. As empresas que falaram com a reportagem, incluindo a Havan, negaram teor político no serviço. A Folha diz que a ação será feita às vésperas do segundo turno.

Se comprovado o abuso de poder econômico e financiamento ilegal, a chapa de Bolsonaro pode ser cassada no Tribunal Superior Eleitoral.

Na quarta (17), a campanha de Haddad já havia denunciado Bolsonaro no TSE por abuso de poder econômico. À Polícia Federal, também demandou investigação sobre a indústria da fake news nas redes do candidato do PSL.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com