O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
E-book
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Coletânea de Causos
Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.
Está na Rede Brasil Atual
O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nas redes sociais uma campanha, em vídeo, contra o discurso de ódio. “Liberdade de expressão não é liberdade para cometer crimes”, diz uma das frases do vídeo. Outra faz referência a uma ameaça de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, preso pela Polícia Federal na sexta-feira (22) por disseminar potenciais atos de violência contra ministros do Supremo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos deputados federais Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Marcelo Freixo (PSB-RJ). “Marcelo, vou te pendurar de cabeça para baixo!”, estampa a campanha do STF.
“Sumam do Brasil”, disse Ivan Rejane em um vídeo. Ele também imitou Jair Bolsonaro e convocou pessoas a atos para o próximo dia 7 de setembro. No discurso da convenção nacional do PL, no domingo, o chefe de governo pediu a apoiadores para irem às ruas pela “última vez” e acrescentou que “nós, militares, juramos dar a vida pela pátria”.
“Discurso de ódio não é liberdade de opinião”, acrescenta o vídeo do STF. Depois do assassinato do tesoureiro do PT Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu, no dia 9 de julho, o sistema de Justiça acendeu alerta máximo contra a violência que já não está apenas no terreno das ameaças, mas é fato concreto. Ao chegar à festa de aniversário do petista antes de matá-lo, o policial penal Jorge Guaranho gritava “aqui é Bolsonaro”.
Na sexta-feira (22), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a iniciativa de criar um Grupo de Trabalho (GT) para “elaborar e sugerir” diretrizes e disciplinar as ações contra a violência política nas Eleições 2022. O assassinato de Arruda pelo bolsonarista Jorge Guaranho desencadeou a iniciativa. Na quarta-feira (20), o Ministério Público (MP) do Paraná denunciou Guaranho por homicídio duplamente qualificado pelo assassinato.
Alertas na mídia
A chamada grande imprensa também aumentou os alertas para as ameaças de Bolsonaro às eleições e à democracia desde a segunda-feira da semana passada (18), quando o atual presidente brasileiro ameaçou as eleições a dezenas de embaixadores que convidou ao Palácio da Alvorada.
Nesta terça-feira (26), em editorial, o jornal O Globo destacou que, no lançamento de sua candidatura à reeleição pelo PL no último domingo, Bolsonaro atacou o STF, o PT e Lula, além de “conclamar” seguidores para o 7 de setembro, “reprise provável dos atos golpistas do ano passado”, segundo o jornal. Em 2021, o chefe de governo fez as ameaças mais graves até então à democracia brasileira, o que só foi superado pelo recente episódio dos embaixadores.
De acordo com o jornal do Rio, a agenda de Bolsonaro é “clara”. “Ele não aceitará o resultado da eleição se derrotado e procura mobilizar seus partidários para tentar repetir no Brasil um movimento violento de contestação, inspirado na invasão do Capitólio por trumpistas em 6 de janeiro do ano passado”.
Já a Folha de S. Paulo, também em editorial, na segunda-feira (25), destacou que, “além da superfície”, a “manobra” de Bolsonaro ao convocar “lunáticos e ingênuos” para o 7 de setembro é um gesto de “desespero”, por medo de ser preso após perder as eleições. “Para o presidente, não é somente a perspectiva de perder o poder que assombra no horizonte; ao lado dela crescem também os tentáculos da Justiça, de cujo alcance os Bolsonaros se habituaram a rir nos últimos anos”, diz a Folha.
Vejam e ouçam o meu novo comentário no BB News TV no blogdobarbosa e no Canal YouTube. Falo hoje sobre qual será o discurso da chapa bolsonarista Fábio Dantas para governador do RN e Rogério Marinho para o Senado. Vão seguir a mesma linha do discurso de Jair Bolsonaro ou vão tentar ludibriar o eleitor com um discurso pra inglês ver? A conferir!
Vejam e ouçam o meu novo comentário no BB News TV no blogdobarbosa e no Canal YouTube. Falo sobre o vídeo gravado pelo deputado bolsonarista Kelps Lima criticando a decisão da justiça que determinou o arquivamento do inquérito contra a governadora Fátima Bezerra sobre a compra dos respiradores pulmonares. Confiram!
Está no portal Brasil 247
O desespero dos bolsonaristas de perder as eleições para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está chegando até a aliados mais próximos. Um áudio vazado e divulgado pelo perfil Jornalismo Wando no Twitter, na quinta-feira (21), revela a deputada estadual Janaína Paschoal (PRTB-SP) alertando os apoiadores de Bolsonaro.
A deputada alerta que Bolsonaro está perdendo eleitores. “O pior cego é o que não quer ver. Essa resistência em enxergar o que está claro para todo mundo é que vai nos afundar”, reconhece.
Segundo Paschoal, na própria família [dos bolsonaristas] é possível encontrar arrependidos. “Não precisa confessar, mas olhem para a sua família e seus amigos e avaliem quantos fizeram campanha para o presidente, votaram no presidente em 2018, e agora não votarão. Por outro lado, eu quero que vocês avaliem quantas pessoas não votaram no presidente em 2018 e agora vão votar”, pontua.
Desesperada, a deputada diz ainda que é “missão” dela alertar sobre a queda de popularidade de Bolsonaro, e reconhece a importância das pesquisas, que mostram Lula em primeiro lugar nas intenções de voto.
“Eu sei que estou fazendo papel de chata, mas eu entendo que a minha missão é alertar vocês para o que está acontecendo de verdade. Vocês não precisam acreditar na imprensa que vocês tanto criticam, olhem para as suas famílias, para as pessoas do seu convívio”, finaliza.
Foto reproduzida da Internet
Vejam e ouçam o meu novo comentário no BB News TV no blogdobarbosa e no Canal YouTube. Falo sobre a formação da chapa bolsonarista para à sucessão estadual no RN, que, enfim, foi formada. O agripinismo se rendeu ao bolsonarismo e indicou o vice de Fábio Dantas e agora vai subir no palanque de Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado. Confiram!
Está no portal Brasil 247
O delegado da Polícia Federal Marcelo Xavier, presidente da Funai, foi expulso nesta quinta-feira (21) do III Encontro de Altas Autoridades da Ibero-América com Povos Indígenas, que acontece em Madri, após ato de protesto de um ativista que o acusou de ser o responsável pelo genocídio dos povos indígenas e do indigenista Bruno Pereira.
Logo após a denúncia do ativista, Xavier se retirou da sala e uma mulher gritou “fora Bolsonaro”.
Xavier é acusado por ativistas de seguir a cartilha de Jair Bolsonaro e promover um desmonte e aparelhamento no órgão, acobertando garimpeiros e deixando vulneráveis povos originários e o meio-ambiente.