Política

Causos que marcaram os 13 anos do Blog: O dia em que vazou a informação de aumento dos deputados

Está no Baú de um Repórter

Um repórter tem que ter fontes boas e confiáveis principalmente se ele é da área Política ou Econômica. Na minha época de repórter sempre procurei merecer também a confiança das minhas fontes. O segredo de uma boa informação de bastidor é a confiança mútua entre o repórter e a fonte. Vamos ao fato:

Eu era repórter de Política do Diário de Natal. Era uma sexta-feira e precisava de uma matéria bombástica para o jornal O Poti que circulava aos domingosO jornal estava promovendo no final de semana um seminário sobre eleições – era um ano eleitoralA sessão na Assembleia Legislativa na sexta-feira ocorre pela manhã. Nesse dia não houve sessão. Foi então que na própria Assembleia Legislativa conversando com uma dessas minhas fontes consegui uma informação bomba.

Os deputados estavam para dar um reajuste em seus vencimentos. A decisão estava sendo guardada a sete chaves. Os membros da Mesa fizeram uma reunião com os líderes partidários e ficou tudo acertado. Mas a informação não podia chegar à imprensa. Naquela época os reajustes dos deputados estaduais não tinha vinculação com os dos deputados federais como ocorre hoje. Era a notícia que precisava.

A tarde já na Redação disse ao editor de Política, o colega e amigo Luciano Herbert (in memoriam), que tinha uma informação quente e que iria preparar a matéria para o domingo. Ele disse pra mim meter bronca. Foi o que fiz. Peguei a minha caderneta de anotações com todas as informações que conseguira sobre o aumento dos deputados, inclusive com o percentual, e caprichei no texto.

Como O Poti circulava às primeiras horas da noite do sábado – apesar de ser um jornal dominical – a reportagem estourou como uma bomba no Centro de Convenções onde estava se realizando o seminário promovido pelo jornal. A classe política em peso lá. Governador, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitosA repercussão da matéria foi grande. Os deputados jamais imaginariam que a decisão de aumentar seus vencimentos pudesse vazar para a imprensa. O único jornal a dar a matéria foi O PotiO repórter fotográfico Eduardo Maia, salvo engano, estava cobrindo o evento e chegou a fazer fotos com as pessoas lendo O Poti. Pena não ter essa foto. A matéria foi capa do jornal e teve grande repercussão.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com