Economia, Política

Com caos na economia e desemprego recorde, Bolsonaro quer manipular estatísticas do IBGE

Está no site Brasil 247

Jair Bolsonaro voltou a criticar a Pnad Continua (indicador de desemprego), em uma repetição do que já havia feito há dois anos. Segundo ele,  a culpa pelo aumento do desemprego no Brasil seria apenas fruto da metodologia do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mede o índice.  Ele ameaça intervir no instituto, criado em 1936 e respeitado mundialmente. O Brasil tem hoje taxa de desocupação de 14,2%, maior número de desempregados desde o início da série histórica da pesquisa Pnad.

“Estamos criando empregos formais mês a mês. Mas tem aumentado o desemprego por causa dessa metodologia do IBGE que atendia ao governo da época”, disse em entrevista à CNN, mentindo sobre o índice e a realidade do desemprego.

Segundo revelou reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a taxa de desemprego no trimestre encerrado em janeiro foi de 14,2%, a pior para o período desde o início da pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2012. Ao todo, 14,3 milhões de brasileiros estavam em busca de uma vaga no período.

Esse é, segundo o IBGE, o maior número de desempregados desde o início da série histórica da pesquisa. São cerca de 200 mil pessoas a mais do que no trimestre anterior, encerrado em outubro, e 2,4 milhões de pessoas a mais do que no mesmo trimestre de 2020, antes do início da pandemia.

O IBGE explicou, em nota, há dois anos, que a metodologia segue as recomendações da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

“A utilização de conceitos, classificações e métodos internacionais pelos órgãos de estatística de cada país promove a coerência e a eficiência dos sistemas de estatística em todos os níveis oficiais, conforme preconizam os Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais”, informou o IBGE há dois anos.

Imagens reproduzidas da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com