Política

Conversas vazadas de WhatsApp sobre erros de procedimento em Hospital de Campanha de Natal, causando até mortes de pacientes, deixam prefeito Álvaro Dias em saia justa

O jornalista Dinarte Assunção transcreveu em seu blog conversas vazadas de WhatsApp, em que médicos e enfermeiros lotados no Hospital de Campanha de Natal trocam acusações por erros de procedimento e desorganização na UTI.

De acordo com Assunção, as conversas privadas obtidas com exclusividade pelo Blog do Dina desmontam a narrativa oficial de que o Hospital de Campanha de Natal vinha salvando vidas e expõem que a UTI do hospital reúne uma série de desorganização que teria resultado até em mortes de pacientes.

Os registros que embasam essa reportagem estão em diálogos de grupo de WhatsApp da equipe que atua na UTI do hospital. O Blog do Dina recebeu as conversas e procurou quatro dos participantes que aparecem nela. Três informaram que não iriam comentar e um conversou reservadamente, confirmando a autenticidade do conteúdo. Os nomes dos profissionais serão preservados, diz o jornalista Dinarte Assunção.

Alguns dos relatos transcritos no Blog do Dina:

“Posso durante essas ligações [para as famílias] tbem relatar os erros que equipe de enfermagem está fazendo nesta UTI como correr 400ml de dieta em 3h, usar água em cateter central, fazer meropenem em sonda vesical, deixar noradrenalina em dose dobrada com 60ml/h desligada por mais de 20min, checar medicação sem ser administrado no paciente. São exemplos de algumas coisas que eu vi sendo feito nessa UTI que relatei no prontuário médico, porém não relatei para os familiares que estão passando por este momento de aflição de ter um familiar grave internado na UTI”, reclamou o médico.

Uma das mensagens seguintes escancara as consequências, diz o jornalista:

“[…]temos cometidos muitos erros e isso tem ceifado a vida de muitos pacientes, uns podem apoiar [NOME OMITIDO] outros podem discordar, qual lado vcs estão não importa, o que importa são às vidas, estamos perdendo vidas uma estamos perdendo por causa da gravidade da doença, outra estamos perdendo por causa dos erros do processo de cuidar e isso eu digo de uma equipe como um todo, talvez vos se sintam ofendidos pq a equipe de enfermagem é a espinha dorsal de todo hospital”.

E completa:

As mensagens despertaram reação dos profissionais ligados à enfermagem, o que levou um dos participantes a voltar à carga para defender o médico que postou a primeira mensagem, afirmando que ele só não queria mais assinar óbitos resultantes da ação de terceiros: “Acho que ele já esta cansado de assinar óbitos por incompetência dos outros”.

O ponto a que chegou a discussão revela como A falta de controle está afetando o trabalho da equipe e como os sucessivos erros descritos se refletem sobre pacientes, relata o jornalista.

“Ao responder a um dos participantes da discussão, uma das pessoas informa que até terceirizados da empresa JMT, que presta serviços gerais no hospital, acessam informações médicas”, ressalta Assunção.

Clique aqui para ler toda a reportagem

Foto reproduzida do Blog do Dina

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com