E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

Defesa de Bolsonaro pede cancelamento das audiências no processo sobre trama golpista

Está no Brasil 247

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) solicitou, na terça-feira (13), ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o cancelamento das audiências de testemunhas no processo que investiga a participação de Bolsonaro em uma suposta tentativa de golpe de Estado. As audiências estavam agendadas para começar na próxima segunda-feira, 19 de maio. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Segundo os advogados, iniciar a instrução sem que a defesa tenha acesso integral às provas é um obstáculo à construção de uma defesa plena. “Iniciar a instrução sem que a defesa conheça aquilo que não interessou à acusação é impedir que qualquer alternativa surja nos autos. E, dessa forma, é terminar o processo sem que o transcorrer deste possa alterar as convicções hoje abraçadas”, afirmaram os advogados de Bolsonaro na petição.

Apesar de uma determinação de Moraes para que a Polícia Federal (PF) entregasse todos os materiais relacionados ao caso, a defesa alega que ainda não teve acesso completo às provas. Por isso, os advogados pedem mais tempo para a análise detalhada dos documentos, com o intuito de garantir o direito de questionar adequadamente as testemunhas indicadas pelas partes envolvidas no processo.

O pedido de cancelamento das audiências também visa permitir a “necessária complementação do rol de diligências e testemunhas já apresentados”, conforme argumentado pelos defensores. “É essencial o adequado questionamento das testemunhas arroladas pelas partes”, reforçou a defesa.

No dia 30 de abril, o ministro Alexandre de Moraes liberou o acesso das defesas às provas do processo envolvendo o chamado “núcleo 1” da investigação, que inclui Bolsonaro e outros acusados. Embora a defesa do ex-presidente tenha solicitado a nulidade do processo, alegando a falta de acesso amplo às provas, o STF rejeitou esse entendimento.

As audiências programadas para o dia 19 de maio contarão com os depoimentos do ex-comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, e do ex-comandante da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista Junior. Já as oitivas mais aguardadas estão agendadas para o dia 30 de maio, com a expectativa de ouvir o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, todos indicados como testemunhas pela defesa de Bolsonaro.

Em março deste ano, Bolsonaro e outros sete acusados se tornaram réus no STF por sua suposta participação na conspiração golpista, enfrentando acusações de crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, danos qualificados por violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *