Artigo

Enquanto Lula não recuperar seus direitos políticos não haverá democracia no Brasil

por Paulo Moreira Leite no site Brasil 247

O jornalista Paulo Moreira Leite, em participação no programa Bom Dia 247 desta terça-feira (28), considerou que a liberdade do ex-presidente Lula e o retorno da democracia no país são questões que estão intimamente ligadas. Na visão dele, “com o Lula solto e livre é que teremos o direito de contestar Jair Bolsonaro”.

Cabe à Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o habeas corpus do ex-presidente e garantir a anulação da condenação arbitrária expedida pelo ex-juiz Sergio Moro, no âmbito da operação Lava Jato. No entanto, o jornalista não é otimista com um posicionamento favorável da Corte. “Eu não vejo nossos ministros togados tomando uma decisão desta proporção, decisão que a história exige. Espero estar errado”, disse. 

O julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do triplex em Guarujá (SP) deve ser analisado na Segunda Turma da Corte apenas em sessões presenciais, decidiu o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.  A pretensão do ministro leva a crer que o julgamento só deve acontecer após a pandemia do coronavírus.

Com isso, o cenário é de um julgamento apenas em setembro ou ainda mais para frente. Em novembro, o decano da Corte, ministro Celso de Mello, irá aposentar-se e é dele o voto considedaro decisivo no caso

Em sua análise, Paulo Moreira Leite enfatizou que o campo progressista precisa dar prioridade como bandeira de luta a liberdade política do ex-presidente. “O lado da democracia precisa defender o habeas corpus de Lula e a revogação de sua condenação”. 

Moreira também disse que “a elite brasileira sabe muito bem o risco que corre se Lula recuperar seus direitos políticos”, apesar de estar explícito no campo do direito que “não há argumentos para manter tal condenação”. 

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com