Entrevista

Entrevistas que marcaram os 13 anos do Blog: “não, eu não vou pras ruas. Até iria, por outros motivos”

Neste domingo, quando algumas cidades brasileiras devem receber centenas de pessoas nas ruas pedindo o impeachment da presidenta Dilma, resolvi me dar ao luxo de ser entrevistado pelo meu próprio Blog. Pode até parecer narcisismo, você se autoentrevistar, mas farei uma coisa diferente de um editorial onde também dou a minha opinião. Vamos a entrevista, digamos, insólita.

blogdobarbosa – O Sr. vai as ruas pedir o impeachment da presidenta Dilma?

Eu – Como jornalista e cidadão digo que não vejo motivos para o impedimento da presidenta Dilma, que foi eleita de forma democrática pela maioria dos brasileiros. Seria um golpe na democracia tão duramente reconquistada.

blogdobarbosa – Mas, e o escândalo do petrolão que envolve setores do seu governo, isso não seria motivo para o impeachment?

Eu – Digo que não. Até agora nada provou o envolvimento da presidenta Dilma neste escândalo.

blogdobarbosa – E as pedaladas fiscais do governo dela?

Eu – Sobre isso o TCU ainda não se pronunciou.

blogdobarbosa – Mas a pressão aumenta para que Dilma deixe o governo. Hoje pode ser um termômetro para que o Congresso peça o seu impeachment.

Eu – Pergunto: porque o povo não vai as ruas pressionar os congressistas para aprovar o que prometeram antes da Copa, quando estas mesmas pessoas que irão as ruas hoje pedir o impeachment da presidenta cobraram há dois anos, em grandes manifestações, propostas que deveriam ser votadas e que continuam nas gavetas? Isso é no mínimo incoerência.

blogdobarbosa – O Sr, então, não ver motivos para se ir as ruas?

Eu – Não disse isso. Vejo sim, muitos motivos para se ir as ruas, como por exemplo, cobrar da classe política uma saúde digna, uma educação de qualidade, segurança, ética na política e o fim da corrupção. Aí sim, teria motivos para ir as ruas. Mas para pedir o impeachment de Dilma não.

blogdobarbosa  – Mas no governo do PT tem corrupção. Isso, por si só, não seria motivo para ir as ruas?

Eu – Isso é um argumento usado à exaustão, ou seja, o da corrupção nos governos petistas, e não podemos nos enganar – todos os partidos, quando ocupam o poder, caem em tentação para a nossa desgraça. A diferença básica neste jogo de corruptos é que os do PSDB  seguem impunes, os do PT nem tanto. Só a punição exemplar desses bandidos somada à vigilância social mais ferrenha poderá fazer banir a “cultura da corrupção” que hoje impera no país ou ao menos reduzir os seus índices.

blogdobarbosa – E por que essa sanha toda de parte da sociedade visto em redes sociais contra os governos petistas. Não teria o PT caído na vala comum dos outros partidos?

Eu – Sim, o PT caiu na vala comum, disso não tenho dúvidas. Mas essa sanha toda contra os governos petistas é porque foram quebrados paradigmas na política brasileira como a eleição à Presidência da República de um torneiro mecânico e depois de uma mulher. A sociedade brasileira ainda é preconceituosa e machista. Daí…

blogdobarbosa – O Sr acredita que o Brasil possa sair dessa crise sócio-política em que se encontra?

Eu – Respondo a pergunta citando Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz, que em entrevista a jornalista Poliana Abritta, que estreava como a nova apresentadora do Fantástico há um ano, disse: “ O Brasil é um modelo que pode ser replicado. A iniciativa da Bolsa Escola é muito interessante, tira as crianças do trabalho e coloca elas na escola. Há muitos esforços que precisam ser integrados: educação, luta contra o trabalho infantil, saúde, tudo pode ser convertido em um único esforço. Como o Bolsa Família, que pode ser utilizado em outros países”.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com