E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Geral

Esbarrão de comissária fez piloto empurrar controle do avião para baixo em voo da Latam, diz jornal

Está no g1

A perda brusca de altitude de uma avião da Latam durante o voo, na segunda-feira (11), foi causada pelo esbarrão de uma comissária no assento do piloto, segundo o The Wall Street Journal. Cerca de 50 pessoas receberam primeiros socorros 13 ficaram feridas, incluindo dois brasileiros.

De acordo com o jornal, informações preliminares da investigação do incidente indicam que a comissária esbarrou em um botão do assento do piloto enquanto servia a refeição na cabine. O piloto foi empurrado para a frente e acabou acionando os controles que lançaram o nariz do avião para baixo.

O botão no qual a comissária esbarrou tem uma tampa e a regra é que o mecanismo não seja acionado quando o piloto estiver sentado.

Em nota, a Latam afirmou que a empresa está colaborando com as autoridades durante a investigação.

“Em relação ao voo LA800, que operou a rota Sydney-Auckland em 11 de março, o LATAM Airlines Group informa que continua trabalhando em coordenação com as autoridades para apoiar a investigação e que não compete à LATAM comentar as especulações em torno do tema”, diz o texto.

O voo LA800 fazia a rota entre Sydney e Santiago, com uma escala em Auckland, e levava 263 passageiros e nove tripulantes. O incidente aconteceu quando a aeronave, um Boeing 787, voava entre a Austrália e a Nova Zelândia.

Com a perda de altitude, pessoas foram lançadas ao teto da cabine, segundo a imprensa neozelandesa.

Havia manchas de sangue no interior da aeronave, segundo testemunhas. A Latam disse que 13 pessoas foram levadas a um hospital, e que ninguém corre risco de morrer. Entre os feridos estão três membros da tripulação e 10 passageiros: os dois brasileiros, um francês, quatro australianos, um chileno e dois neozelandeses.

Um avião pode mudar de altitude subitamente em razão, por exemplo, de uma turbulência ou da necessidade de descida rápida por uma descompressão. A Latam não informou as causas do incidente.

Ainda na segunda, a Latam havia classificado o incidente como uma “forte movimentação” e afirmado que investigaria o caso.

De acordo com o site Flightradar24, que monitora voos em todo o mundo, “não houve perda significativa de altitude durante o voo”. “[Esse episódio] serve para mostrar que o mais seguro é manter os cintos de segurança afivelados durante o voo enquanto se está sentado”, informou o site em sua conta no X (antigo Twitter).

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com