Artigo

Estão confundindo liberdade de expressão com libertinagem e depois pedem desculpas. Isso é hipocrisia!

por Carlos Alberto Barbosa

Neste Brasil varonil dos tempos de hoje, onde existe um regime de exceção de forma velada, onde se pede licença para matar crianças e, sobretudo negras, onde se agride homossexuais, onde se defenestra defensores do meio ambiente, onde índio é persona non grata, a liberdade de expressão está sendo confundida com libertinagem (a extrapolação da liberdade, e quando isso acontece, os limites são ultrapassados e a integridade física, emocional ou psicológica de outra pessoa é posta em causa. A libertinagem leva a uma falta de respeito pelo próximo, e indica falta de dignidade e bom caráter de quem se utiliza).

Fácil, muito fácil agredir pessoas e depois do estrago causado pedir desculpas. Gesto louvável pedir perdão? Sim, desde que seja um sentimento real e não pelo fato de uma repercussão negativa, ou mesmo arrego do que possa acontecer pelo uso indevido de palavras chulas, ofensivas e mal colocadas fora de contexto, e por que não dizer homofóbicas, machistas, preconceituosas e desrespeitosas.

O blogdobarbosa, nestes 12 anos no ar, sempre defendeu a democracia e a liberdade de expressão, e jamais fugiu ao estilo editorial de combater em sua trincheira de guerra os que confundem a liberdade de imprensa. Não há espaço aqui para libertinagem, como muitos se utilizam no afã de ganhar seus 15 minutos de fama.

Vivemos um momento crítico, não só em nosso país, mas diria até que no mundo, onde as pessoas não se respeitam mais, lamentavelmente. Em nosso país, especificamente, até o presidente usa de palavras chulas nas redes sociais para agredir quem o desagrada, até chefes de Estado, caso do presidente da França, Emmanuel Macron. E isso tem reflexo na sociedade.

E por que não dizer na imprensa, onde muitos “profissionais” se arvoram no direito de dizer o que bem entendem sem respeitar pessoas e instituições. É o apocalipse.

Matar pra depois pedir desculpas. Agredir física ou com palavras e depois pedir perdão. Fácil, muito fácil, depois que o estrago já foi causado. Não, não aceito, isso é hipocrisia!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com