E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Economia, Política

Gleisi critica Folha por dizer que o governo `adiou o ajuste fiscal´ : `só pode estar de brincadeira´

Está no Brasil 247

A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), criticou a Folha de S. Paulo que, diante da decisão do governo Lula (PT) de reajustar a meta de superávit em 2025 para déficit zero, afirmou que a administração federal ‘adiou o ajuste fiscal’.  “A Folha só pode estar de brincadeira”, publicou a parlamentar no BlueSky.

Gleisi afirmou que o “drama fiscal” proposto pelo jornal apenas prejudica o país e citou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, como responsável pelo aumento da dívida. “A Folha só pode estar de brincadeira ao dizer que o governo adiou o ajuste fiscal porque fez uma mudança da meta para o ano que vem. Aliás, uma mudança módica. O governo vem se dedicando a ajustar as contas públicas desde a aprovação do novo regime fiscal. O crescimento das despesas primárias está limitado a uma proporção do crescimento das receitas, o que na prática garante que a dívida pública seja administrada. Logo, a imagem da iminência constante de drama fiscal, tão proveitosa para especuladores, é prejudicial ao país e não corresponde à realidade”

“E Folha, fale do principal responsável pelo aumento da dívida: a taxa básica de juros, que Campos Neto mantém excepcionalmente elevada, uma das mais altas do mundo, apesar do Brasil registrar inflação controlada. Essa conta absorve quase 7% do PIB do país e é ela que merece ser criticada, e não a redução de 0,25% ou 0,50% na meta de resultado primário”, complementou. 

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com