Economia

JP Morgan confirma: processo de desdolarização, defendido por Lula, avança no mundo

Está na Agência Reuters

 Sinais de desdolarização estão surgindo na economia global, disseram estrategistas do maior banco norte-americano, JPMorgan, nesta segunda-feira (5), embora a moeda deva manter seu domínio de longa data no futuro próximo.

O impacto dos aumentos acentuados nos juros dos Estados Unidos e o uso de sanções que afastaram países como a Rússia do sistema bancário global estão levando os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – a desafiar a hegemonia do dólar.

As estrategistas do JPMorgan Meera Chandan e Octavia Popescu afirmaram que, embora o uso geral do dólar permaneça dentro de uma faixa histórica, o uso foi mais “bifurcado por debaixo dos panos”.

A participação do dólar nos volumes de moedas negociadas está aquém de recordes, em 88%, enquanto a participação do euro encolheu 8 pontos percentuais na última década, para uma mínima recorde de 31%. A participação do iuan, por sua vez, subiu para uma máxima de 7%.

“A desdolarização é evidente nas reservas cambiais, onde a participação (do dólar) caiu para um recorde à medida que a participação nas exportações diminuiu, mas ainda está emergindo nas commodities”, disseram os estrategistas.

A avaliação do JPMorgan é a mais destacada de qualquer grande banco norte-americano, embora gestores de ativos de peso, como o Goldman Sachs Asset Management, também tenham manifestado opiniões sobre a tendência.

A nota do JPMorgan desta segunda-feira estimou que, para as exportações globais, a participação dos EUA caiu para uma mínima de 9%, enquanto a China atingiu uma máxima de 13%.

Também nas reservas cambiais globais de bancos centrais, a participação do dólar caiu para uma mínima de 58%, embora um nível que ainda seja de longe o maior globalmente.

Enquanto isso, o progresso na internacionalização do iuan tem sido limitado, acrescentou o JPMorgan, e é improvável que mude muito devido aos controles de capital da China.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com