E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Política

Lula assume presidência do G20, cita tragédia no RS e anuncia lema: `Mundo justo em um planeta sustentável´

Está na Fórum

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu, neste domingo (10), a presidência do G20, grupo composto pelas 19 maiores economias do mundo, União Europeia e, agora, a União Africana. Juntos, todos esses países representam 80% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

A cerimônia que oficializou o mandatário brasileiro como presidente do bloco foi realizada durante o encerramento da 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado em Nova Delhi, na Índia. Em seu discurso, Lula anunciou que o lema do G20 sob sua gestão será “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” e definiu três prioridades: 

  • a inclusão social e o combate à fome
     
  • a transição energética e o desenvolvimento sustentável em três vertentes (social, econômica e ambiental) 
     
  • a reforma das instituições de governança global

“Nossa atuação conjunta nos permitiu enfrentar os momentos mais críticos, mas foi insuficiente para corrigir os equívocos estruturais do neoliberalismo. A arquitetura financeira global mudou pouco e as bases de uma nova governança econômica não foram lançadas. Novas urgências surgiram. Os desafios se acumularam e se agravaram. Vivemos num mundo em que a riqueza está mais concentrada. Em que milhões de seres humanos ainda passam fome. Em que o desenvolvimento sustentável está sempre ameaçado. Em que as instituições de governança ainda refletem a realidade de meados do século passado. Só vamos conseguir enfrentar todos esses problemas se tratarmos da questão da desigualdade”. 

Logo no início de sua fala, Lula citou a tragédia no Rio Grande do Sul, estado em que mais de 40 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas causadas por um ciclone extratropical. 

Foto: Market Inside

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *