Artigo

Lula está condenado à pena de morte

por Daniel Valença, no Viomundo

A decisão do sistema de justiça brasileiro de impedir o ex-presidente Lula de ir ao velório de seu irmão mais velho causou consternação e espanto na comunidade jurídica nacional e internacional.

Em regra, tal fato foi visto como perversão dos juristas e representantes do Estado envolvidos, perseguição de Sérgio Moro e Jair Bolsonaro ou meramente decisões ao arrepio da Lei de Execução Penal

Mas, se virmos à luz dos processos históricos em curso desde 2016, perceberemos que Lula está condenado à pena de morte, mesmo que não pronunciada.

Todos os malabarismos jurídicos de Moro, TRF4 – com a digna exceção do desembargador Rogério Favreto – STJ e maioria do STF demonstram que Lula não pode viver.

Lula está condenado à pena de morte, porque apenas com o principal líder já forjado pelos trabalhadores do Brasil morto, sindicatos quebrados, movimentos sociais criminalizados e escolas, inclusive universidades, amordaçadas,  é possível assassinar Marielles, acabar com Brumadinhos, aprovar reformas trabalhistas, previdenciárias, entregar o patrimônio nacional como se república de bananas fossemos.

É por isso que aqueles e aquelas que preservam alguma empatia com as classes trabalhadoras e não colocam “Lula Livre” como bandeira de luta central e urgente, nada compreenderam dos últimos anos.

Ou se altera a correlação de forças no interior da sociedade brasileira.

Ou amplas massas apoiam um conjunto de ideias e valores contrários aos que vimos nesses últimos três anos.

Ou não haverá vitória popular. Nem mesmo parcial.

*Daniel Araújo Valença, professor do curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com