Geral

Marinha leva oxigênio ao Amapá, que enfrenta surto de síndromes gripais

Está no g1

Devido ao surto das síndromes gripal e Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Amapá, a Marinha do Brasil enviou dois tanques com 12 mil toneladas de oxigênio e outros equipamentos essenciais para atender a rede pública hospitalar do estado. O navio com os insumos deve chegar no porto de Santana, a 17 quilômetros da capital, nesta terça-feira (23). Todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas estão lotadas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (Sesa), o reforço foi pensado como retaguarda para ser usado em situações de colapso e falta de oxigênio para casos graves de gripe, se houver.

“O abastecimento de oxigênio dentro dos nossos hospitais está normal. Esse navio da Marinha que está chegando com tanques de oxigênio são necessário para que os novos leitos do HU comecem a funcionar. Normalmente demorariam mais de 45 dias para chegar, mas o Pará tinha material disponível para encaminhar. Atualmente, estamos bem estáveis com o nosso estoque, mas já nos prevenirmos para qualquer mudança dessa demanda”, detalhou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Os tanques com oxigênio são para abastecer 30 novos leitos no Hospital Universitário (HU), sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), previstos para serem ativados nos próximos dias. O hospital também foi usado durante o pico da pandemia de Covid-19.

A abertura dos leitos no HU é em cooperação com Ministério da Saúde. O Amapá recebeu na terça-feira (16) 10 técnicos do Ministério da Saúde enviados após o governo decretar situação de emergência na saúde pública em 13 de maio.

Quatro crianças morreram nos hospitais públicos em consequência de doenças respiratórias após o decreto, sendo 3 mortes em 3 dias consecutivos.

Apoio da Marinha do Brasil

O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte saiu neste sábado (20) de Belém, no Pará, em direção ao Amapá. A previsão de chegada é para esta terça-feira.

Os tanques de oxigênio foram adquiridos por meio de tratativa do Governo Federal com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pelo HU. A Ebserh solicitou apoio da Marinha do Brasil na logística de transporte.

De acordo com a força nacional, a ação é uma resposta imediata à declaração de estado de emergência na saúde pública do estado.

Além dos dois tanques com oxigênio, também são transportados outros insumos importantes como um vaporizador atmosférico e um misturador de ar medicinal.

Surto de gripe

Em 13 de maio, o governo do estado do Amapá decretou situação de emergência de saúde pública após um surto das síndromes gripal e Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O surto causou a lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas da rede pública e 4 mortes de crianças foram registradas.

primeira vítima foi uma criança de 2 anos, de Macapá, que faleceu em 13 de maio, dia em que foi decretada a situação de emergência.

No dia em seguinte, em 14 de maio, morreu uma criança de 4 anos, de Pedra Branca do Amapari, distante cerca de 183 quilômetros de Macapá, que não resistiu ao agravamento do quadro de saúde.

Em 15 de maio, morreu uma criança de 1 mês de vida, natural do município de Tartarugalzinho, a 164 quilômetros da capital.

quarto registro foi de um bebê de 3 meses que morreu na última quinta-feira (18) no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá.

Após uma reunião do estado com as prefeituras dos 16 municípios para combater o surto foram definidas as seguintes medidas emergenciais:

  • Aumento de UTIs em Macapá e Santana
  • Intensificação da campanha de vacinação
  • Decreto com medidas sanitárias
  • Restituição do Comitê de Emergência em Saúde
  • Reforço de oxigênio nas unidades de saúde
  • Aumento de escalas de plantões

Na terça-feira (16), 10 técnicos do Ministério da Saúde foram enviados ao Amapá para dar suporte nos atendimentos.

Na mesma data, Santana, segundo maior município do estado, também decretou situação de emergência em saúde pública em função da alta nos casos de internações de pessoas com sintomas gripais, principalmente de crianças.

O que é a influenza?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.

Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.

A vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com