Política

Ministério Público Eleitoral investiga denuncia feita pelo blog e encaminhada pelo Conselho Estadual de Saúde sobre uso da saúde como `moeda eleitoral´

O blogdobarbosa denunciou no dia 6 de agosto que as secretarias estadual de Saúde do Rio Grande do Norte e do município de Natal, estavam sendo usadas como moeda eleitoral nesta campanha, e que o Ministério Público Eleitoral precisava ficar atento. Agora, provocado pelo Conselho Estadual de Saúde, o MPE começa a investigar o uso eleitoral de cirurgias na Sesap (Secretaria Estadual de Saúde). Confira aqui reportagem do jornal Tribuna do Norte, edição desta terça-feira (11).

Na entrevista à TN, a procuradora regional eleitoral, Cybele Benevides (foto), declarou: “fortes aparentam ser os indícios, no sentido de que a máquina administrativa da Sesap foi utilizada para subitamente ampliar o espectro quantitativo de pacientes atendidos fora da fila”.

Em reunião do colegiado no dia 5 de setembro, o Conselho Estadual de Saúde decidiu formalizar a denúncia não só ao Ministério Público Eleitoral, mas como também ao Ministério Público de Contas. Confira aqui.

Por enquanto os olhos de lince do Ministério Público Eleitoral estão só na Secretaria Estadual de Saúde, mas é bom ficar atento também à Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Já havia postado que em ano de eleições até pacientes que precisam de cirurgias através do SUS (Sistema Único de Saúde) acabam servindo como “moeda eleitoral”. Essas coisas vazam, por mais que os políticos achem que não. Assim como chegou ao Blog a informação de que  o setor de Regulação de Cirurgias da Sesap estaria sob o domínio dos políticos principalmente deputados candidatos a reeleição e novos postulantes ao cargo ligados ao governador Robinson Faria (PSD), também candidato a reeleição, chegou a informação de que o Sisreg (Sistema de Regulação de Exames de Alta e Média Complexidade) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal estaria também atuando da mesma forma, ou seja, privilegiando políticos da região Seridó do estado que apoiam a candidatura a governador do ex-prefeito, Carlos Eduardo Alves (PDT).

“A regulação do município de Natal, que administra o Sisreg, está direcionada para os municípios do Seridó e a intenção é ajudar a eleger o filho de um político conhecido na região”, me disse a fonte, colocando que a ex-secretária de Saúde de Natal foi demitida por se recusar a atender as solicitações feitas pelo tal político, que quer eleger o filho deputado estadual. Nessa leva de mudanças a coordenadora do Sisreg também foi exonerada, observou a fonte. Não custa o Ministério Público Eleitoral apurar também. Alô Conselho Municipal de Saúde, não custa provocar também o MPE para apurar as denúncias.

Foto reproduzida da Tribuna do Norte

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com