Artigo

Não há mais lágrimas para chorar, há muita indignação para se mostrar

por Ricardo Lagreca

Sabíamos todos nós que iríamos atravessar um momento diferente  ao que estávamos acostumados a viver, carregado de um grau de complexidade muito acentuado em todos os aspectos. Mas, jamais ninguém poderia imaginar o que estava por acontecer. O povo ficar a mercê da sua própria sorte. Não! Isto em saúde não pode existir. Saúde pública é uma coisa séria, a primeira exigência que deve ser realizada a um governante, que tem o cargo ocupado  exatamente para cuidar responsavelmente pelo seu povo. Em saúde não se pode fazer políticas, estas políticas grosseiras com a mesmice de sempre que nunca visam o bem estar sustentado da coletividade. Apenas a  enganar a todos para avançarem adiante por mais um período de lavagem de ego e para nada de importante realizarem.

Os países que enfrentaram a pandemia, com a seriedade necessária, perderam as vidas próprias do grave processo da doença  viral que afligiu todo o mundo. Todavia, não houve as perdas que resultaram de um outro vírus tão grave quanto o desgoverno. Isto é o que vem acontecendo no nosso país. Com um governo sem rumo, desorientado, desagregador, apoiado por políticas mantenedoras do “status quo “ não permitiu em nenhum momento que houvesse a  uniformidade Federativa, tão necessária nesses momentos de tamanha gravidade e que possivelmente teria dado um  outro rumo a esta tragédia.

Os órgãos de classe , por sua vez, seguem a mesma trilha, fazem a mesma política e lavam as mãos. A morbimortalidade dos profissionais de saúde observada entre nós assume uma cifra que ultrapassa o esperado. A cada dia que se passa sabemos de mais uma morte de um colega médico. Não deve ser assim. Algo precisa ser feito para maior cuidado de quem por obrigação e uma  boa  dose de altruísmo é submetido a uma possibilidade de maior  exposição ao vírus. Precisamos que eles continuem vivos.  Precisamos e  muito das lágrimas. Não podemos deixar que acabem. Precisamos chorar de alegria, quando tudo isto passar. 

*Ricardo Lagreca é médico cardiologista, professor do Curso de Medicina da UFRN, ex-diretor do UOL e ex-secretário estadual de Saúde

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com