E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

`Negociação paralela´ com autoridades dos EUA garantiria à Lava Jato `cashback´ de multa aplicada à Petrobras

Está no Brasil 247

Relatório da corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), obtido por Andréia Sadi, do g1, expõe uma série de irregularidades na atuação da 13ª Vara Federal de Curitiba durante a Operação Lava Jato. O documento aponta para uma “negociação paralela” entre os procuradores da Lava Jato e autoridades estadunidenses, visando parte da multa de US$ 853,2 milhões aplicada pelo governo dos Estados Unidos à Petrobras.

Elaborado pelo corregedor nacional de Justiça Luís Felipe Salomão, o relatório destaca que as ações, embora tenham sido justificadas como cooperação internacional legítima, estiveram envoltas em “articulações que apontam para a negociação paralela de flexibilização das regras e focada no retorno de parte da multa que viria a ser aplicada pelo governo americano à Petrobras”.

Segundo o acordo em questão, 80% dos recursos da multa, equivalente a R$ 682 milhões, seriam destinados ao Brasil. A Petrobras depositou essa quantia em 2019 e a 13ª Vara Federal, na gestão da juíza Gabriela Hardt, ordenou que os valores fossem destinados a uma fundação sob gestão de membros da Lava Jato. Posteriormente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes bloqueou os recursos.

“É bem verdade que a denominada ‘Operação Lava Jato’ desbaratou um dos maiores esquemas de corrupção do país. No entanto, constatou-se – com enorme frustração – que, em dado momento, a ideia de combate à corrupção foi transformada em uma espécie de ‘cash back’ para interesses privados”, diz Salomão no relatório.

Além disso, Salomão aponta que a cooperação internacional que permitiu às autoridades norte-americanas investigarem as irregularidades na Petrobras não seguiu a legislação brasileira. As informações obtidas pelos Estados Unidos, base para a construção do caso criminal contra a Petrobras, não foram submetidas às autoridades brasileiras e ocorreram em desacordo com a legislação interna.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com