Geral, O Baú de um Repórter

O Baú de um Repórter

No jornalismo a profissão tem que estar no sangue. É por isso que costumo dizer que há Repórteres e “repórteres”. Ainda na Faculdade de Jornalismo da UFRN [Universidade Federal do Rio Grande do Norte], mas já como foca – estagiário de jornalismo -, presenciei um fato que jamais esqueci e que tirei aquilo como lição. Vamos ao caso:

O professor e jornalista Rogério Cadengue era acima de tudo um Repórter

Nesse meu baú de memórias tem algumas passagens que não poderia deixar de relatar aos web-leitores. Uma delas está ligada diretamente ao professor e jornalista Rogério Cadengue – já falecido – por quem tinha uma grande admiração como professor e como profissional de jornalismo.

Cadengue como assim o chamávamos era uma dessas pessoas que tinha um papo para varar a noite. Como professor era amigo dos seus alumos e como jornalista era um companheiro para todas as horas.

Me lembro que em Natal tinha um bar chamado Tirraguso. Era de um argentino e ficava alí no pé da ladeira do sol na Ponta do Morcego. Eu e o amigo e colega João Maria Medeiros estávamos certa vez por lá e chegou Rogério Cadengue. Como estudantes o dinheiro da gente só dava para tomar umas três cervejas. O tira-gosto era amendoim torrado, daqueles vendidos em saquinho. Cadengue sentou-se à mesa para bater-papo com a gente e tomar uma geladinha.

Repentinamente houve um acidente próximo ao Tirraguso. Cadengue que era professor da UFRN e trabalhava no jornal Tribuna do Norte não contou conversa. Saiu da mesa e foi na direção do acidente. Felizmente não houve vítima fatal. Mesmo assim algumas pessoas saíram muito machucadas. Após conseguir todas as informações disse que ia ao jornal tentar colocar a matéria para sair no dia seguinte. Isso já era por volta de umas 9 horas. Fomos – eu e João Maria – com ele até a Tribuna.

O jornal já estava sendo rodado, mas mesmo assim Cadengue deu um jeito de colocar o texto. Aí é que está a diferença do Repórter para o repórter.

Obs do Blog: O web-leitor que quiser conhecer outras memórias deste escriba é só ir em BUSCA na coluna à direita e digitar uma palavra-cheve tipo Baú.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com