Geral, O Baú de um Repórter

O Baú de um Repórter

Houve época no jornalismo impresso que as manchetes policiais rendiam ibope. As fotos com corpos mutilados, acidentes automobilísticos com vítimas fatais, então, eram o que se podia chamar de primeira página. Sempre fui contrrário a isso. Pra mim isso era muito apelativo. Vamos ao fato:

O dia em que choveu ligações na Redação do Diário de Natal

A profissão de jornalista leva a que a gente seja frio para enfrentar determinadas situações. A de repórter de Polícia então o sujeito tem que ter uma frieza absoluta. Ainda bem que hoje os jornais impressos não dão mais destaque ao noticiário policial com aquelas fotos horrendas na capa.

Me lembro que quando trabalhei no Diário de Natal na época em que Luiz Maria Alves – já falecido – era o superintendente do jornal, as principais manchetes eram policiais com fotos abertas e estampadas na capa. Segundo ele isso vendia jornal. Achava aquilo um equívoco. Despertava a atenção apenas nas bancas de jornais. Mas o leitor de jornal, aquele que assina, repudiava isso como repudia até hoje.

Infelizmente quiz o destino que Luiz Maria Alves sentisse isso na pele. Seu filho mais novo morreu de acidente de carro na via Costeira. No dia seguinte a Redação do DN quase não parou de receber ligações. Motivo: Os leitores perguntavam o por que do jornal não ter dado destaque ao acidente que vitimou o filho de Luiz Maria Alves com a foto do carro estampada na capa. Não só a Redação recebeu ligações questionando isso, mas o próprio Luiz Maria Alves, segundo informou sua secretária na época.

Faço o registro desta triste lembrança pra ressaltar que não se pode transformar tragédias em notícias espetaculosas. Claro, jornalismo é informação, contudo não se pode apelar como se fazia antes. Lembro que o jornal carioca Última Hora tinha fama no Rio por explorar de forma apelativa as notícias policiais. Dizia-se que se expremessemos o impresso só saia sangue. O jornal criou fama por isso.

Obs do Blog: O web-leitor que quiser conhecer outras memórias deste repórter é só ir em BUSCA na coluna à direita e digitar uma palavra-chave tipo Baú

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com