E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Editorial

O Brasil aguarda a `bala de prata´ para salvar o sistema judiciário

Diante das últimas falas do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, de que não houve baderna, mas sim tentativa de golpe no 8 de janeiro de 2023, e do ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), de que a “responsabilidade política” de Bolsonaro pela tentativa de golpe observada em janeiro é “inequívoca”, somadas as declarações do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, de que havia vontade de golpe, mas chefes militares não aderiram, a prisão de Jair Messias Bolsonaro é um imperativo ético, até porque, como já afirmei em artigo não se planeja golpe de Estado se não tiver alguém pra tomar o poder. Clique aqui para conferir.

O jornalista Moisés Mendes, colunista do portal Brasil 247, em artigo publicado ainda em 26 de dezembro último e reproduzido aqui no blog, fez uma observação bastante pertinente. Disse ele que “só a prisão de Bolsonaro salva o sistema de justiça brasileiro”. De fato, não se tem outro caminho a percorrer a não ser o pedido e decretação de prisão do ex-presidente, do contrário a Justiça ficará desmoralizada.

Mendes disse mais:

Porque, se ainda não foi preso pelo golpe, pelo genocídio, pelas muambas e pelos cartões de vacina fraudados, ninguém imagina que possa vir a ser contido por esses motivos.

A Justiça pode nos surpreender, logo no início do ano, com a Fiat Elba de Bolsonaro, uma prova à moda Fernando Collor, encoberta até agora nos inquéritos e processos a que responde. 

Na primeira ação no TSE, que o tornou inelegível, o sujeito foi pego por ter usado as estruturas do governo, mas não para anunciar o golpe, mas para – precisamos relembrar – fazer campanha. A causa da condenação foi o singelo abuso de poder político.

E concluiu:

Não há mágica política que possa salvar a democracia e o sistema de Justiça se Bolsonaro não virar presidiário em 2024.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com