Artigo

O deputado Tomba deveria ser mais cauteloso em suas afirmações

por Carlos Alberto Barbosa

O deputado tucano Tomba deveria ser mais cauteloso em suas afirmações e não acusar a governadora Fátima Bezerra (PT) de usar recursos destinados aos municípios do Rio Grande do Norte, para pagar salários dos servidores públicos. “Ela [governadora] precisa devolver o dinheiro dos municípios. Ela está anunciando o pagamento de salários, mas quem está pagando são os municípios, já que o governo não está repassando as verbas. Esse dinheiro está sobrando no caixa”, disse o parlamentar.

Tomba precisa saber que oposição com responsabilidade faz parte da democracia e é salutar, mas que antes de denunciar qualquer coisa é preciso se certificar. Lembro ao nobre deputado que no governo Geraldo Melo, então no PMDB, o vereador Marcílio Carrilho – in memoriam -, fez um pronunciamento na Câmara Municipal de Natal dizendo que o governador tinha comprado os deputados para aprovar matérias de interesse do governo, sem nenhuma prova do que afirmou.

Marcílio Carrilho era líder do então PFL no Legislativo Municipal e liderado do então senador José Agripino Maia. Eu era repórter de política do Diário de Natal e cobria a Câmara. Neste dia só tinha eu de jornalista na casa. Fiz a matéria com o pronunciamento de Marcílio Carrilho e no dia seguinte o governador Geraldo Melo solicitou ao vereador Wober Jr, então líder do PMDB na Câmara, a fita e a cópia da Ata, que acabou sendo adulterada a mando do presidente da Câmara, Sid Fonseca, por solicitação de Marcílio Carrilho, rolando um processo contra Carrilho provocado por Geraldo Melo.

Faço este relato para mostrar ao nobre deputado Tomba que oposição tem que ser feita com seriedade e serenidade. Acusar uma governadora de estar usando dinheiro destinado aos municípios para pagar salários dos servidores estaduais, sem ter provas, é uma acusação leviana, até porque o governo do estado reconhece que está em atraso com os municípios devido ao aumento de despesas durante a pandemia da Covid-19, e que os repasses que deveriam ter sido feitos entre agosto e dezembro de 2020 não foram efetuados totalizando R$ 50 milhões. No entanto, em nenhum momento o governo creditou o atraso ao fato de ter que pagar a folha dos servidores.

O nobre deputado Tomba parece desconhecer a realidade do estado. Em nota, o governo disse que só foi possível começar a pagar os salários atrasados deixados pelo governador Robinson Faria, porque o estado arrecadou, ao final do ano passado, cerca de R$ 90 milhões com o Super Refis, programa criado para que contribuintes regularizassem sua situação com o Fisco estadual em condições especiais. Não se pode misturar alhos com bugalhos. O nobre deputado no afã de obter ibope junto ao eleitorado fez uma acusação injuriosa contra a governadora.

A bem da verdade, o governo Fátima fechou um acordo com os municípios para compensar, ao longo de 2020/2021, as perdas de arrecadação que as prefeituras tiveram após a entrada em vigor do Proedi, um programa de incentivos fiscais concedidos pelo governo do estado para atrair empresas para o Rio Grande do Norte. Na época da aprovação da lei pela Assembleia, o governo se comprometeu a realizar repasses mensais para completar o caixa das prefeituras. Ocorre que no decorrer do ano passado o estado enfrentou e enfrenta uma crise sanitária sem precedentes com reflexo na economia.

Coincidentemente, nesta quarta-feira (27), a governadora Fátima Bezerra recebeu a confirmação do início da produção, em março próximo, do beneficiamento de castanhas de caju pela Best Nuts, em Mossoró. A Best Nuts vai gerar inicialmente 400 empregos diretos e funcionar na antiga Aficel, fechada há seis anos.

“Em meio a esta forte crise sanitária temos a confirmação de que a Best Nuts inicia suas atividades em Mossoró. Digo, seguramente, que isso é resultado das ações do nosso governo e, especificamente da reformulação do antigo Proadi, que passamos a denominar Proedi. O Proedi incentiva a permanência e atração de indústrias para o Rio Grande do Norte e conteve o fluxo migratório de empresas do RN para outros estados. Isso significa mais empregos e mais cidadania para a população do estado”, afirmou a governadora.

A declaração da governadora sobre a importância do Proedi foi corroborada pelo diretor da Best Nuts, José Luiz: “Sem o Proedi, com certeza a nossa seria mais uma empresa a se instalar no Ceará”, declarou, acrescentando que a produção começa no início de março com 400 funcionários e em setembro deve chegar a 700.

Portanto, nobre deputado Tomba, bom seria o Sr se informar melhor, porque quem acusa tem o ônus da prova!

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com