Artigo

O ministro das Comunicações, as fake news, e a `mijada´que levou de um jornalista nas redes sociais

por Carlos Alberto Barbosa

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, filho do ex-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, que deixou quatro folhas de pagamento do funcionalismo público estadual em atraso, deveria saber que mentira tem pernas curtas e que, mesmo distante do Rio Grande o Norte, as fakes news se espalham como fogo em mato seco.

Em função de suas notícias falsas plantadas pelos rincões do Brasil, Fábio Faria pode ser arguido pela Controladoria-Geral da República por solicitação do senador Jean -Paul Prates (PT), por ter dito, sem nenhuma comprovação, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, no município de São Simão, em Goiás, no último dia 4 que, “tem gente que gosta de criticar, Senhor Presidente, mas eu lembro a quantidade de dinheiro que foram (ops, o erro de concordância verbal aí foi do próprio “ministro das Comunicações”) para os estados no ano passado. No meu estado, por exemplo, tinham quase três folhas em atraso e foram pagas com o dinheiro que o senhor mandou para a covid”

Fábio Faria só esqueceu de dizer que esse atraso em quatro folhas de pagamento do funcionalismo público estadual do Rio Grande do Norte, e não quase três, como o ministro disse, ocorreu no governo do do pai dele, Robinson Faria, como lembramos no início do texto. Por que será que o ministro omitiu essa informação que é verdadeira?

Sr ministro Fábio Faria, lembro que o pagamento das folhas atrasadas dos servidores públicos do Rio Grande do Norte, só está sendo possível graças aos recursos oriundos do Super Refis, ou seja, fruto do esforço do governo petista da professora Fátima Bezerra. Uma força-tarefa admirável da Secretaria de Tributação e PGE, que proporcionou aos cofres do estado R$ 90 milhões.

Aliás, na semana passada, dezoito governadores, incluindo a governadora Fátima Bezerra (PT), reagiram, em nota, à postagem feita por Jair Bolsonaro nas redes sociais em que ele afirmara ter repassado bilhões aos estados ao longo do ano passado. “Em meio a uma pandemia de proporção talvez inédita na história, agravada por uma contundente crise econômica e social, o Governo Federal parece priorizar a criação de confrontos, a construção de imagens maniqueístas e o enfraquecimento da cooperação federativa essencial aos interesses da população”, diz trecho da nota.

A bem da verdade, os valores utilizados por Bolsonaro em sua postagem são repasses obrigatórios, previstos na Constituição, como os Fundos de Participação dos Estados e Municípios (FPE e FPM), Fundeb, SUS e royalties. Os gestores estaduais observam, ainda, que Bolsonaro também incluiu os valores pagos por meio do auxílio emergencial, uma “iniciativa do Congresso Nacional”, além da suspensão de pagamentos de dívidas federais por via judicial antes do início da pandemia.  O ministro das Comunicações certamente desconhece estas rubricas por falta de experiência no trato com a coisa pública.

Aliás, o ministro das Comunicações Fabio Faria levou uma “mijada” do jornalista Carlos Andreazza no twitter ao dizer a asneira que leva Internet aos postos de saúde e escolas rurais.

Disse Carlos Andreazza:

Carlos Andreazza@andreazzaeditor·7 hO senhor não leva coisa alguma a lugar nenhum. É ministro de Estado, função impessoal. Que seja coronel nas suas terras. Na República, é o ministro Quarta-Livre, ou Wi-Fi – aquele que sempre está onde o sinal é mais forte.

Carlos Andreazza@andreazzaeditor·7 hEstá nervoso. Alterado. Comporte-se como ministro de Estado. Compostura.

Carlos Andreazza@andreazzaeditor·9 hNa falta do mais a fazer, temos o ministro das Comunicações reduzido a – para agradar milicianos digitais – contestar jornalista que apenas constata uma obviedade: a incompetência de um governo que é só propaganda. O Ministério das Comunicações virou um, sei lá, Quarta-Livre.

Carlos Andreazza@andreazzaeditor·9 hO senhor, @fabiofaria5555, cumpre o papel – que considero vergonhoso – de dar sustentação às versões de um governo que antes fosse apenas incompetente. E, em vez de ficar no Twitter jogando pra troll, vá trabalhar pelo 5G. Produza algo além de blindagem a seu chefe.

Carlos Andreazza@andreazzaeditor·5 hE tem mais o seguinte, ministro @fabiofaria5555: eu aceito tomar lições de português de um esteta do idioma como o senhor se, por gentileza, aceitar o meu convite para uma entrevista ao vivo sobre o governo Bolsonaro. Obrigado.

Em tempo: Carlos Andreazza é jornalista, âncora na rádio CBN (apresentador do CBN Em Foco e do CBN Rio) e colunista do jornal O Globo.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com