Editorial

O mundo está pagando um preço alto por seus erros

A pandemia do Covid-19 (novo coronavírus) serve de alerta ao Mundo, sobretudo, as grandes potências por investir pouco ou quase nada na ciência, privilegiando a indústria bélica e patrocinando guerras por interesses econômicos em detrimento da humanidade. Não dá para matar o vírus com um tiro de fuzil.

É preciso que os governantes entendam que o Covid-19 pode ser letal não fazendo diferença entre negros e brancos, pobres e ricos, mulheres e homens, crianças e idosos e, claro, os “poderosos”. O novo coronavírus pode matar não parte de uma Nação, mas parte do Planeta, o que já vem ocorrendo.

O Covid-19 está fazendo estragos social, político e econômico sem distinguir classes sociais ou potências mundiais. É um verdadeiro apocalipse jamais imaginado, coisa que só se via, até então, em filmes de ficção. Chega ser assustador ver imagens de cidades com suas ruas desertas parecendo cidades fantasmas. Chocou ver caminhões do Exército italiano transportando urnas de idosos mortos pelo coronavírus.

Da mesma forma depoimentos de pessoas que convivem diariamente com o drama vivido na Europa e que se alastrou mundo afora, inclusive, no Brasil, que o presidente Jair Bolsonaro desdenhou. Repito aqui o que disse o psicólogo Luís Carlos Bolzan, especialista em psicologia da saúde, mestre em gestão pública de saúde, em artigo: “a ignorância da pandemia é a pandemia da ignorância”, numa referência direta ao presidente Jair Bolsonaro.

Estão vendo agora o por que que não dá para matar o corona com um tiro de fuzil? O Mundo está pagando um preço alto pelos equívocos dos nossos governantes e o egoísmo de alguns. Certamente estamos passando por uma provação para que mudemos nossas concepções de vida, que sejamos mais humanistas e que comecemos a pensar mais no próximo.

A conferir!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com