Editorial

O ódio deles de cada dia

É preocupante, muito preocupante mesmo, como disse o jornalista Florestan Fernandes, que a violência bolsonarista irá se replicar exponencialmente se não for contida logo, objeto, inclusive, de meu comentário no BB News TV e no Canal YouTube. Clique aqui para conferir.

“Está claro que estamos enfrentando uma turba violenta, fanatizada e alimentada por um discurso de eliminação”, afirmou Florestan. E digo mais: discurso este de ódio cultivado pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

Ainda neste último fim de semana tivemos o caso do ministro Alexandre de Moraes, que foi agredido verbalmente por três bolsonaristas no Aeroporto de Roma, na Itália, e o seu filho agredido fisicamente. Também
no último dia 8 de julho, um sábado, a icônica banda de Death e Thrash Metal brasileira Sepultura se apresentou em Fortaleza (CE), no festival Metal Weekend, e Derrick Green, americano que a décadas substitui Max Cavalera nos vocais da icônica banda, por ser negro foi o principal alvo de um ataque racista, como tantos que têm sido registrados diariamente pelo Brasil, por um homem que fez saudações nazistas e xingou o vocalista. Acabou apanhando.

A cultura do ódio se enraizou no Brasil de tal forma que por mais que se tente amenizar não se consegue. O racismo, a homofobia, a xenofobia, o machismo, parecem que passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas como se fosse a coisa mais natural. Mas não é!

Temos que conter urgentemente essa ira fascista que se instalou no país pós governo Bolsonaro. Não podemos encarar com naturalidade que brucutus descarreguem sua ira sobre pessoas que pregam a paz. Hoje não se pode nem ir ao um estádio de futebol. Estamos sujeito a ser agredido simplesmente por vestir a camisa de um time de futebol. Jogador negro é chamado de “macaco”. Mulher se disser um “não” tá arriscada a apanhar Nordestino é discriminado e chamado de “burro” por ter votado em Lula. Onde vamos parar?

Como disse Florestan Fernandes, a violência bolsonarista/fascista irá se replicar exponencialmente se não for contida logo.

Foto: Reprodução/TV Globo

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com