Entrevista

Olegário Passos: o entreguismo do governo Bolsonaro é preocupante e me provoca grande indignação

O blogdobarbosa entrevistou o ex-vereador de Natal e ex-presidente do Sindpetro/RN (Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte), químico de petróleo aposentado da Petrobras e atual ouvidor da Agência Reguladora de Serviços Públicos do RN, Olegário Passos, sobre a decisão do governo federal em fazer um desmanche da estatal no estado. Olegário, que já participou da FUP (Federação Única dos Petroleiros), disse que “o entreguismo do governo Bolsonaro é preocupante e me provoca grande indignação”. Segue a entrevista:

1- blogdobarbosa – Olegário, você foi presidente do Sindicato dos Petroleiros no RN. Como tá vendo o desmonte que o governo Bolsonaro vem fazendo com a estatal aqui no estado?  

Olegário Passos – O entreguismo do governo Bolsonaro é preocupante e me provoca grande indignação. Particularizando a Petrobras, me causa uma revolta ainda maior, pois nela trabalhei por 25 anos e lutei em diversas frentes contra a sanha entreguista dos vendilhões da pátria, como Color, Fernando Henrique, Temer, Moro e o filho da Santa, que hoje ocupa o Planalto.

2- blogdobarbosa – O que isso pode significar para a economia local?

Olegário Passos – Será um desastre. Só em salários a Petrobras injeta mais de R$ 100 milhões/mensais na economia do estado, mais o petróleo, o gás e os milhares de empregos diretos e indiretos. Subtrair esses vetores desenvolvimentistas da economia do RN é jogar o estado no retrocesso perverso.

3- blogdobarbosa – O governo Bolsonaro já demonstrou ser privatista. Essa é a política do ministro Paulo Guedes. O que se deve fazer para barrar esse entreguismo que o governo federal vem fazendo?

Olegário Passos – O entreguismo é a face mais cruel desse bando de lesa-pátria que se apropriou do Estado brasileiro desde 2016, com o golpe parlamentar/judiciário financiado pelo capital nacional e internacional articulado a partir de 2013, tendo na lava-jato/Moro o braço internacional mais eficaz dentro do Brasil. Precisamos substituir o legalismo ingênuo da luta jurídica recursal pela luta direta em todas as suas formas e possibilidades. Precisamos, talvez, revisitar o passado para reaprendermos e resignificarmos as nossas estratégias de lutas concretas.

4- blogdobarbosa – Como ex-sindicalista você considera que esse é um processo irreversível, ao menos, enquanto durar esse governo?

Olegário Passos – Não. O Brasil aprofunda as suas contradições e o caos agudiza. Precisamos de união do campo progressista/democrático, projeto, estratégias e ação…ação…ação…Estamos  letárgicos…omissos… O futuro é agora.

5- blogdobarbosa – Ainda como ex-sindicalista defensor da Petrobras, o que você diria aos Petroleiros, sobretudo, aqueles que vão ficar desempregados?

Olegário Passos – O sindicalismo e a luta de classes me ensinou que o trabalhador nunca deve ficar esperando acontecer. Todas as conquistas da classe trabalhadora são resultados da luta. Somente a luta frutifica as conquistas e os direitos do trabalhador. Quando paramos de lutar eles nos atropelam e nos  imputam retrocessos, perdas e aumentam a exploração sobre a nossa força de trabalho. Está aí  a reforma trabalhista provando o que digo. Por isso companheiros, façam acontecer…lutem agora.

6- blogdobarbosa – A Petrobras, considerada um patrimônio nacional, está sendo esfacelada. O RN deverá pagar um preço muito alto deixando, certamente, de ganhar royalties e levando o desemprego em massa. Tudo isso em função da política privatista do governo Bolsonaro. Não é chegada a hora do povo reagir, não só os petroleiros, mas a nação?

Olegário Passos – Eu penso que já esperamos demais. A reforma trabalhista agrediu toda classe trabalhadora. Quando aprovaram a reforma os trabalhadores tinham que está organizados para pararem o país por tempo indeterminado, no entanto nada foi feito…e eles vão aprofundando a opressão sobre os trabalhadores. A cereja do bolo foi quando o filho da Santa, que está no Planalto disse; o trabalhador tem que escolher se quer direitos ou emprego. Quando não lutamos é assim. Eles vão entregando tudo, precarizando o país e empobrecendo cada vez mais o povo trabalhador.

7- blogdobarbosa – No pacote das privatizações, além da Petrobras, estão também a Eletrobras, os Correios, a Caixa Econômica e por aí vai. Como você ver todo este cenário?

Olegário Passos – Este cenário é estarrecedor. Empobrece o país, leva o país ao retrocesso e ao desemprego, assim como à  dependência estrangeira. 

8- blogdobarbosa – Por fim, qual o caminho a ser seguido no seu entendimento para que o processo de privatizações de empresas brasileiras que dão lucro deixe de acontecer?

Olegário Passos – Eu não visualizo outro caminho que não seja o da luta organizada pelo campo progressista/democrático,  unificado por um projeto de Nação solidária e democrática.

Foto: Divulgação

Share Button

One Response to Olegário Passos: o entreguismo do governo Bolsonaro é preocupante e me provoca grande indignação

  1. Érika kelly Oliveira dos santos disse:

    Realmente é um descaso total com os Brasileiros, infelizmente este presidente quer acabar com o nosso país. E está atingindo a classe mais humilde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com