Artigo

Ou a democracia barra Bolsonaro ou Bolsonaro barra a democracia

por Alex Solnik, no site Brasil 247

A mensagem endossada pelo presidente da República Jair Bolsonaro tem evidente teor terrorista. Ou seja, o objetivo é provocar clima de terror, insegurança, dúvida, medo na população. Foi a maior ameaça à democracia que já fez e sua maior violação à constituição desde que assumiu.

Ameaças terroristas têm sido praxe na sua vida. Foi terrorismo sua ameaça de explodir os quartéis e o sistema de abastecimento de água do Rio de Janeiro se não obtivesse aumento nos soldos.

Deu outra demonstração de seu perfil terrorista quando declarou à Playboy que o então presidente Fernando Henrique Cardoso deveria ser fuzilado. Como também na oportunidade em que disse que a solução para o Brasil seria uma guerra civil, na qual “morressem uns 30 mil”.

Comportou-se como terrorista enquanto deputado federal, atacando petistas, em especial a deputada Maria do Rosário. Mostrou sua face terrorista ao adotar como símbolo de campanha um revólver e ameaçar metralhar petistas.

O seu endosso à mensagem terrorista é a resposta à sua própria incapacidade de governar dentro do regime democrático, o qual afronta desde o primeiro dia da sua gestão e ao avanço das investigações sobre seu filho Flávio que podem resultar, se as denúncias forem comprovadas não só na sua cassação, mas na desmoralização de todo o clã Bolsonaro, que se gabava de ser mais íntegro que madre Teresa de Calcutá.

Não acredito que ele consiga apoio dos militares para fechar o Congresso e o STF, que são, ao que parece, seus objetivos principais. Talvez por essa razão conclame as ruas, o que aponta para uma tentativa de insuflar as massas para atacar as instituições na base do porrete.

O endosso à ideia de “ruptura” reforça a impressão de ter sido uma declaração de guerra às instituições, em especial ao Congresso, o que é inadmissível numa democracia.

Ou o Congresso reage à altura de suas responsabilidades e breca as intenções golpistas, com o apoio do STF ou a guerra será ganha por eles.

Ou a democracia barra Bolsonaro ou Bolsonaro barra a democracia.

*Alex Solnick é jornalista, e já atuou em publicações como Jornal da Tarde, IstoÉ, Senhor, Careta, Interview e Manchete. Autor de treze livros, dentre os quais “Porque não deu certo”, “O Cofre do Adhemar”, “A guerra do apagão” e “O domador de sonhos”

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com