Artigo

Por que será que a maioria da bancada federal do RN foi contra a urgência do PL que criminaliza as fake news?

por Carlos Alberto Barbosa

Mais da metade da bancada do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados foi contra a urgência do Projeto de Lei que criminaliza as fake news. Por que será, hein? Acaso, estes parlamentares estão de acordo com as mentiras plantadas nas redes sociais?

Na relação da bancada potiguar apenas três deputados votaram a favor da urgência da matéria: Natália Bonavides (PT); Fernando Mineiro (PT) e Robinson Faria (PL). General Girão (PL); Sargento Gonçalves (PL) e Paulinho Freire (União Brasil), pretenso candidato a prefeito de Natal, votaram contra. João Maia (PL) esteve ausente da sessão.

Detalhe: o jornalista Bruno Barreto em seu blog ressalta que o deputado federal Sargento Gonçalves gravou um vídeo com conteúdo irresponsável para “causar” nas redes sociais anunciando que o Rio Grande do Norte seria alvo de novos ataques terroristas promovidos por organizações criminosas.

“Gonçalves não diz de onde tirou as informações que afirma estar apresentando em “última mão”. Ele também reafirma a mentira espalhada pelo bolsonarismo potiguar de que os ataques foram contidos graças a um acordo entre a governadora Fátima Bezerra (PT) e as facções criminosas”.

Será que estes parlamentares “representantes” do povo do Rio Grande do Norte são favoráveis a plantações de fake news na Internet? A pergunta é pertinente porquanto votaram contra a urgência da aprovação do PL das Fake News ocorrida na noite de terça-feira (25) na Câmara. E a ausência do deputado João Maia, tem alguma explicação?

Bom que se diga que o PL das Fake News, como está sendo conhecido, cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O objetivo da proposta, de acordo com a justificação do projeto, é o fortalecimento da democracia, transparência dos provedores, coibir a difusão de notícias falsas e discursos de ódio em ambiente virtual.

Mais uma pergunta pra finalizar: acaso os nobres deputados do Rio Grande do Norte que votaram contra a urgência do PL que prevê a punição das big techs por divulgação de conteúdos que violem padrões estabelecidos contra o discurso de ódio e antidemocrático na Internet são contra isso?

Bom os eleitores potiguares ficarem atentos a estes parlamentares.

A conferir!

Foto: Elaine Menke/Câmara

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com