Artigo

Prefeito Álvaro Dias faz uma espécie de mea-culpa em artigo

por Carlos Alberto Barbosa

Após ocupar um canal de televisão dias atrás em entrevista, via Skype, para dizer de forma irresponsável que a prefeitura de Natal começou a desativar leitos para pacientes de coronavírus nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), devido a diminuição dos casos de Covid-19 na capital potiguar creditando isso, inclusive, ao uso do medicamento ivermectina, sem nenhuma comprovação científica, o prefeito Álvaro Dias, que é médico, fez uma espécie de mea-culpa em artigo publicado nesta quinta-feira (23) no jornal Tribuna do Norte.

Segundo o prefeito, “Natal corre o risco de ter que retroceder no seu processo de abertura e retomada gradual das atividades econômica decorrente das tristes imagens de aglomeração das pessoas nas praias da orla urbana, notadamente em Ponta Negra no último domingo. Tal fato é inadimissível e coloca em risco todo um trabalho que vem sendo desenvolvido de atuação e combate ao Coronavírus e seus efeitos que já ceifaram tantas vidas em nossa cidade, no RN, no Brasil e no mundo”.

Certamente e obviamente a proposta do prefeito-médico Álvaro Dias da prefeitura distribuir a ivermectina, um medicamento antiparasitário, como medida profilática contra doença deve ter “tranquilizado” a população a ponto de se verificar aglomeração de jovens, sem máscaras, na praia. No entanto, não há comprovação científica sobre a eficácia do fármaco contra a infecção do novo coronavírus.

Talvez por ter compreendido que suas declarações tiveram um efeito “tranquilizador” principalmente entre os jovens, até porque partiram de uma autoridade que é médica, mas ao mesmo tempo preocupante do ponto de vista de que as pessoas deixaram de respeitar o isolamento social, o prefeito Álvaro Dias tenha conversado com o seu travesseio e foi aconselhado a escrever o artigo chamando a atenção para o fato de que “enfrentar uma pandemia não é tarefa exclusiva do poder público, é necessário que o sentimento de cidadania seja despertado e que cada um e todos sejam chamados à sua responsabilidade individual e coletiva”.

Prefeito Álvaro Dias, que o presidente Bolsonaro sirva de exemplo, quando alardeou aos quatro cantos do Brasil que a cloroquina curava. O presidente testou positivo pela 4ª vez para a covid-19. Isso significa que o capitão ainda está infectado com o coronavírus e deve continuar em isolamento.

Da mesma forma é perigoso e precipitado dizer que o uso do medicamento ivermectina, sem nenhuma comprovação científica, diminuiu os casos de coronavírus em Natal. Na verdade o que fez diminuir foi o isolamento social que tanto o governo do Rio Grande do Norte prega. Prova maior disso é que o estado teve uma diminuição sensível no número de casos e de óbitos.

O resto é conversa pra boi dormir!

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com