E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Geral

Presídio de segurança máxima de Mossoró tem câmeras inoperantes e pontos cegos, aponta relatório na véspera da fuga de presos

Está no Blog da Julia Duailibi

Câmeras do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN) estão inoperantes, o que provoca muitos pontos cegos e sem monitoramento como em alas, pátios de sol, corredores de circulação e perímetro externo, segundo relatório do dia anterior à fuga dos dois presos, obtido pelo blog.

Câmeras que estavam em funcionamento apresentavam qualidade de imagem ruim.

Em um trecho do documento, num quadro ao lado da palavra “portão” está escrito: “Sem imagens. Apresenta a seguinte mensagem: tempo limite de conexão atingido”.

O relatório aponta problemas que fazem com que o sistema de monitoramento eletrônico da prisão de segurança máxima de Mossoró (RN) operasse em capacidade reduzida.

“O sistema de monitoramento eletrônico opera em capacidade muito reduzida, devido a inúmeros problemas de funcionamento, dentre os quais destacam-se muitas câmeras inoperantes ou com qualidade ruim”. E continua: “Isso provoca muitos pontos cegos sem monitoramento como em alas, pátios de sol, corredores de circulação, perímetro externo, entre outros.”

blog teve acesso às considerações finais de dois relatórios feitos por plantonistas de Mossoró. Um no começo de janeiro de 2023 e outro no dia 13 de fevereiro de 2024 — a fuga dos presos acontece na madrugada de terça-feira (13) para quarta-feira (14).

Os dois documentos mostram que os problemas eram estruturais e que se arrastaram por anos sem que algo fosse feito. As câmeras foram adquiridas em 2009, com garantia de três anos, e, a partir de 2012, teria de ter sido feito contrato de manutenção. Segundo o blog apurou, desde 2015 as imagens estão se deteriorando.

Nos relatórios, os policiais também atribuem número “1” ou “2” para a qualidade da imagem: “1” significa “imagem ruim”; “2” é “sem imagem”. Portão (P1), a caixa d’água, torre e pátios estão acompanhados do número “2”. Ou seja: sem imagem.

Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam na madrugada de quarta-feira. Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar – preso na mesma unidade. Os nomes e fotos dos foragidos passaram a constar na lista de procurados da Interpol.

Ao todo, mais de 300 agentes de segurança estão trabalhando para recapturar os fugitivos.

O corregedor do presídio, o juiz Walter Nunes, disse em entrevista ao “GloboNews Mais”, da GloboNews, na quinta-feira (15), que “a fuga foi filmada” e que ” há imagens deles cortando alambrados”. “O problema é que os presos saíram da cela e saíram andando por dentro da unidade prisional sem que tivessem sido detectado pelas câmeras. Mas não é que não foram detectados pela câmeras. Temos imagens, já se sabe que tem imagens. Mas não foi identificado que ali estava uma pessoa fugindo da unidade prisional.”

Outros pontos apontados pelo relatório:

  • Sistema de comunicação (Call Station) está inoperante em toda a penitenciária de Mossoró.
  • Não há imagens da sala destinada ao conselho disciplinar dos presos.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com