Editorial

Quando detratores são levados à vala comum do bolsonarismo o caminho é a humilhação pela retratação

Pois foi exatamente isso que Lenice Moreira de Moura, que se diz advogada e professora de Direito Tributário da UNI-RN fez após postar uma publicação na sua página no Facebook, com foto montada da governadora Fátima Bezerra, do vice-governador, Antenor Roberto, do prefeito de Natal Álvaro Dias e do secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia. Lenice, após repercussão negativa da sua postagem, no último dia 30, se retratou publicamente. Reconhecimento pelo erro não. Pressão pela repercussão negativa.

Como quem baixa a guarda, a “advogada” bolsonarista Lenice Moreira de Moura publicou a seguinte retratação pública:

RETRATAÇÃO, PEDIDO DE DESCULPAS AO GOVERNO DO ESTADO E À SOCIEDADE NORTE RIO-GRANDENSE
Venho por INTERMÉDIO DA PRESENTE PUBLICAÇÃO ME RETRATAR A RESPEITO de Matéria que Publiquei em MINHA CONTA no FACEBOOK, quanto a uma FOTO da GOVERNADORA em uma MESA BRANCA. Recebi a foto como se fosse ORIGINAL, SENDO que MESMA, JÁ ADULTERADA, ESTAVA CIRCULANDO NA INTERNET antes mesmo da minha postagem. NÃO conferi adequadamente a FONTE. A Postagem permaneceu por ALGUMAS HORAS em MINHA CONTA do FACEBOOK, até que um AMIGO me ENVIOU a FOTO ORIGINAL, de MODO que CONSTATEI o EQUÍVOCO COMETIDO na POSTAGEM. Prontamente APAGUEI a FOTO e a POSTAGEM. Peço DESCULPAS pelo OCORRIDO, de FORMA ESPECIAL, à GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA e DEMAIS INTEGRANTES PRESENTES NA MESA, INCLUÍDOS NA REFERIDA FOTO. Abaixo, a FOTO ORIGINAL, que recebi do amigo.

Um abraço fraterno a todos!

Lenice Moreira de Moura
Professora Universitária-UNI-RN
Doutora em Ciências Sociais-UFRN

Poderia ter evitado o vexame não fosse a insensatez que está levando a “advogada” à vala comum do bolsonarismo. Pega mal uma “advogada” e professora universitária postar Fakes em sua página pessoal no Facebook. Qual exemplo está dando aos seus alunos?

Além do fato de difamar a governadora, a “advogada” Lenice Moreira de Moura, como professora de Direito Tributário, parece ter total desconhecimento sobre a verba que o governo Bolsonaro liberou para os estados para o combate a pandemia. Em vídeo postado também na sua conta no Facebook, Lenice Moreira de Moura disse que a União transferiu para o Rio Grande do Norte R$ 432 milhões, quando na verdade até o dia 17 de dezembro, foram transferidos R$ 42 milhões. Bom que se diga que de todos os estados do Nordeste o RN foi o que recebeu menos recursos para o combate a pandemia.

Sobre as transferências constitucionais, isso é obrigação do governo federal para todos os estados que fazem parte da União. Lenice Moreira de Moura, como professora da cadeira de Direito Tributário tem obrigação de saber disso e não ficar jogando pra plateia para não ter que passar vexame como o que passou.

Detalhe: estou colocando a palavra advogada aspiada porque de acordo com a Agência de Notícias Saiba Mais,  “a professora bolsonarista não tem registro na OAB”.

A professora de Direito Tributário da UNI-RN Lenice Moreira de Moura não possui registro na OAB do Rio Grande do Norte. Por isso, a assessoria de comunicação da OAB-RN informou que “está acompanhando o caso e que não irá se posicionar sobre o tema, pois a referida pessoa não possui registro nos quadro da Seccional Potiguar”, disse.

Certamente Lenise Moreira de Moura é apenas bacharel em Direito, mas se não é registrada na OAB é porque não prestou exame da Ordem para ter o título de advogada. Ou prestou e não foi aprovada. Uma hipótese!

Fato é que o ocorrido sirva de exemplo, não só à Lenice Moreira de Moura, mas a todos (as) que se acham no direito de denegrir as pessoas ou instituições achando que não haverá consequências.

Fazer oposição ou ter opinião contrária faz parte da democracia, afinal, democracia é a convivência dos contrários. O que não pode e não deve haver é agressão a pessoas ou instituições, sejam elas representativas ou não. Agredir uma governadora de Estado, a “advogada” e professora, Lenice Moreira de Moura deveria saber que é grave. Que fique a lição e que ela não tenha que passar mais um vexame por cair na vala comum do bolsonarismo.

Imagem reproduzida da Agência Saiba Mais

Share Button

3 Responses to Quando detratores são levados à vala comum do bolsonarismo o caminho é a humilhação pela retratação

  1. Olegário Passos disse:

    Essa senhora foi minha professora de direito tributário. Não havia aula, era só discussão braba sobre política. Era o caos. Ela se colocava como do PSDB, ANTIPETISTA VISCERAL.

  2. carlos alberto cunha disse:

    Infelizmente, esse povo, tal qual o pantaleão, não tem a menor preocupação com a coerência. Daqui a pouco, repete o erro e, pede desculpas em seguida, sem que tal atitude apague o mal já cometido. Essa é a tática, muito bem executada pelos que atentam contra a moralidade, honestidade e a ética.

  3. Fátima Lúcia disse:

    Sou leitora assídua deste blog, por isso, peço licença para solicitar ao autor do artigo a substituição da palavra denegrir por outras sinônimas, tais como:
    difamar, desonrar, caluniar, rebaixar, injuriar, desacreditar, macular…

    Assim, evitamos o uso de termos carregados de sentido pejorativo e preconceituoso, contra um povo, embora saiba claramente que a intenção do autor não tenha sido essa, pois acompanho suas publicações.
    Grata pela atenção,
    Fátima Lúcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com