E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Artigo

Sabem o por que da Faria Lima não engolir Lula? Porque ele tem cheiro de povo

por Carlos Alberto Barbosa

Lendo a reportagem do Brasil 247 sobre a pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (20), relatando que agentes do mercado financeiro estão mais insatisfeitos com o governo Lula (PT), colocando que se em novembro de 2023, 52% dos entrevistados avaliavam a administração federal como ‘negativa’, e que o índice agora passou para 64%, sob o título “Faria Lima aprova Haddad, rejeita Lula e cobra mais dividendos da Petrobras, me fez recordar editorial do blog, publicado ainda em setembro de 2016 sob o título “O por que da elite brasileira ter tanta raiva de Lula“.

Dizia o editorial: A pergunta acima é pertinente e fácil de responder. Lula tem cheiro de povo e isso a elite brasileira, incluindo aí as oligarquias políticas e o empresariado não aceitam, engolem. Daí fazerem tudo para que o ex-presidente seja preso e perca seus direitos políticos. Temem que o ex-metalúrgico volte a ocupar o Planalto. Esse o maior medo da elite. Fato!

Não obstante, Lula voltou a ocupar à Presidência da República pela terceira vez através da soberania popular, derrubando assim um governo fascista que deixou como legado maior a divisão de classes sociais, inclusive, com famílias rompidas pela pregação do ódio que Jair Messias Bolsonaro impregnou nos quatro cantos deste país, mas, sobretudo, nas regiões Sul e Sudeste, onde está concentrado o maior Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e onde reina ainda a correlação Casa Grande e Senzala.

Voltando ainda ao editorial de setembro de 2016, por mais que se tente incriminar Lula, o legado social deixado por seus governos é um fato inconteste. Hoje, negros e pobres têm acesso a universidade, o que antes dos governos Lula era quase que impossível. Hoje a empregada doméstica têm direitos trabalhistas como qualquer outro empregado (a). Antes era tratada como uma “escrava” de luxo principalmente pela elite e classe média metida a besta.

Verdade é que Lula incomodava muita gente, ainda que sem mandato. Isso na época em que o editorial foi publicado.

Hoje Lula continua incomodando os poderosos, mas ele [Lula] é novamente presidente da República do Brasil e, diria, um estadista, que fez o nosso país voltar a ser respeitado lá fora. Contudo, a elite, a classe média metida a besta e o pessoal da Faria Lima não aceitam isso, engolem, mas não aceitam.

Como disse o saudoso Zagallo certa vez, Lula diria hoje “Vocês vão ter que me engolir”

Em tempo: confira o editorial clicando aqui

Foto: Ricardo Stuckert /PR

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com