Artigo

Site bolsonarista criado em Natal semea notícias falsas

por Carlos Alberto Barbosa

O escritor e filósofo italiano Umberto Eco – in memoriam – afirmou certa vez que “nem todas as verdades são para todos os ouvidos. Nem todas as mentiras podem ser suportadas.”  Isso certamente é um antídoto para àqueles que são de certa forma ingênuos ou melhor dizendo, incautos que preferem a farsa do que a verdade.

Pois é isto que está ocorrendo neste país varonil: gente que, sequer, é jornalista, cria sites e blogs para disseminar mentiras e muitas vezes recebem credibilidade de quem não sabe que por trás disso está interesses outros. Me dou o direito de não divulgar o nome do site para não publicizá-lo.

Talvez uma varredura do Laboratório de Pesquisa Forense Digital (DFRLab, na sigla em inglês) que listou as páginas que foram criadas para disseminar desinformação pelo chamado “gabinete do ódio” do governo Bolsonaro e que foram suspensas pelo Facebook pudesse identificar a origem e o propósito de sites fake news criados em Natal.

Agora estes mesmos sites tentam requentar de maneira ardilosa uma notícia sem fundamento: “Empresa contratada pelo governo Fátima no aluguel de ambulâncias apresentou documentos falsos”. Ou seja, reproduziu um post de um blog que da mesma forma que o referido site não merece também a mínima credibilidade.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública informa que a contratação da empresa Serv Saúde Eirelli, para a prestação de serviço de transporte sanitário durante o período pandêmico, aconteceu em total licitude de acordo com as exigências legais e teve o processo acompanhado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte. 

O contrato, no valor total de R$ 8.544.096,00, inclui o aluguel de até seis ambulâncias e todos os itens necessários para realização segura do transporte sanitário, como os profissionais (médico, enfermeiro e condutor), equipamentos de proteção individual, material médico hospitalar, limpeza e desinfecção, além de combustível.

O custo diário por ambulância é de R$ 7.656,00. Entretanto, o estado está utilizando apenas três dos veículos e, como previsto no contrato, deverá pagar apenas pelo que usufrui. Atualmente, as três ambulâncias prevista no contrato circulam nas regiões Metropolitana de Natal, Mato Grande e Vale do Assu.

A Serv Saúde Eirelli foi a única a apresentar uma proposta dentro do prazo legal previsto no chamamento público de contratação, que não poderia ser estendido em virtude da urgência em garantir transporte sanitário a pacientes regulados entre as unidades de saúde para tratamento intensivo da Covid-19.

A contratação foi efetuada após a conferência de toda a documentação exigida, que incluiu uma declaração de experiência anterior, e  a execução de uma visita para apresentação das ambulâncias à equipe do SAMU, na qual foram constatadas todas as condições necessárias.

No contrato firmado com a empresa, a Sesap autorizou a contratação de serviços terceirizados e complementares, desde que a  Serv Saúde Eirelli se responsabilize pelo encargos decorrentes e que estes estejam dentro do valor acordado.

Portanto, mais uma vez querem criar um “bode expiatório” para o Governo Fátima, conforme já falei em editorial. Clique aqui para ler.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com