Política

Terceira rodada de pesquisa Consult mostra Henrique em viéis de queda

As eleições não estão empolgando o eleitor no Rio Grande do Norte. Fato! A recente pesquisa Consult deixa isso muito claro. A quase um mês para as eleições, 20,35% dos eleitores não votariam em nenhuma das alternativas e 17,18% ainda não sabem em quem votar.

Em compensação o eleitor potiguar já deixou claro que, apesar de toda a musculatura do palanque do PMDB, com sete ex-governadores e a maioria dos prefeitos do interior, o candidato do chamado acordão não teve seu discurso de salvação do RN assimilado.

Se compararmos as três últimas pesquisas da Consult, por exemplo, vemos que Henrique Alves, além de não crescer, aparece em viés de queda, que é o terror para qualquer candidato.

Comparem os dados: em 16 de junho de 2014, Henrique tinha 38,24%. Em 30 de julho de 2014, numa segunda pesquisa Consult, Henrique aparece com 37,06%. Até aquele momento, ainda sem a visibilidade do horário eleitoral, a estagnação de Henrique poderia ser encarada como natural.

O problema é que nesta última pesquisa Consult, após a veiculação dos programas eleitorais, onde é recordista de tempo e amparado por uma super produção midiática, o candidato ao governo do RN, Henrique Alves caiu para 35.12%.

Seu principal adversário, Robinson Faria saiu de 22,78% na primeira pesquisa para 25,29% nesta última edição da Consult, apresentando um viés de alta.

É, parece que a resposta do eleitor é muito clara. Ele não está acreditando na salvação do Rio Grande do Norte pelos mesmos que governaram o nosso estado nas últimas décadas. Fadiga de material ou uma avaliação mais criteriosa por parte do cidadão? Até 5 de outubro saberemos a resposta.

*O instituto Consult foi as ruas entre 23 a 25 de agosto, entrevistou 1700 eleitores em todo o RN. A pesquisa foi registrada com o número BR 00439/2014, tem margem de erro de 2.2%, com confiabilidade de 95.

Share Button

2 Responses to Terceira rodada de pesquisa Consult mostra Henrique em viéis de queda

  1. Na sua experiência, haverá segundo turno? O povo realmente parece alheio aos problemas do RN. A novidade no cenário político não aconteceu, o povo ainda acha que voto nulo serve para alguma coisa, mas enfim, vamos aguardar o que nos espera.

    • Carlos A. Barbosa disse:

      Muito bom dia, Damião. Respondendo a sua pergunta sobre se haverá segundo turno. Não, não haverá. Digo isto porque os números dos candidatos de partidos menores não provocam uma somatória para provocar um segundo turno. Esta eleição será decidida no primeiro turno. A incógnita é saber quem vai ganhar. Henrique está em declínio e Robinson subindo. No entanto, o crescimento de Robinson ainda está muito lento. É preciso ele conquistar esse universo de eleitores que estão dispostos a anular o voto e daqueles que não sabem ainda em quem vão votar. Quanto a apatia do eleitorado isso se deve muito a decepção do povo co os políticos. Abraço e continue a ler o blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com