Artigo

Terrorismo no RN: Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia´

por Carlos Alberto Barbosa

Usando uma célebre frase do dramaturgo e pensador inglês, William Shakespeare, de que “há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”, faço uma analogia na crise de segurança pública que ora o Rio Grande do Norte enfrenta com base em teorias da conspiração.

Uma das teorias que tenho ouvido nos últimos dias é que não são só os líderes de facções que estão por trás dos atentados pontuais que estão ocorrendo no Estado, como incêndios a ônibus, prédios públicos, estabelecimentos comerciais e até residências. O objetivo maior é desestabilizar o governo Fátima Bezerra, do PT, uma aliada fiel ao presidente Lula e que esteve sempre ao seu lado.

As recorrentes ações da bandidagem em algumas cidades do Rio Grande do Norte, inclusive, Natal, a capital, estaria sendo capitaneada por terceiros também para tentar desgastar a gestão petista. Lembro que o terrorismo do dia 8 de janeiro em Brasília, quando bolsonaristas radicais invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foi patrocinado por pessoas inescrupulosas para desestabilizar o governo Lula. Não conseguiram e da mesma forma, se essa é a intenção do terrorismo no Rio Grande do Norte também não vão conseguir desestabilizar o governo da professora Fátima Bezerra. Aliás, o modus operandi do 8 de janeiro é o mesmo. É preciso o serviço de inteligência tanto do estado como federal estarem atentos a isso. Sem sofisma, onde há fumaça há fogo.

Qual o interesse, por exemplo, do senador Styvenson Valentin (Podemos) em solicitar ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), para que ele pedisse ao presidente Lula o emprego das Forças Armadas em uma operação de garantia da lei e da ordem (GLO) no Rio Grande do Norte?

As operações de GLO são adotadas em situações graves de perturbação da ordem em que se esgotam as possibilidades de ação das forças tradicionais de segurança pública dos estados. São realizadas exclusivamente por ordem da Presidência da República. Ou seja, uma espécie de intervenção federal.

No caso em questão, a bem da verdade, a governadora Fátima Bezerra, vem agindo com celeridade e tomando todas as providências cabíveis com a instalação do Gabinete de Gestão da Crise com a participação da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Femurn (Federação dos Municípios do RN) para tratar das ações de contenção da onda de violência.

Por determinação da governadora Fátima Bezerra, também foi instituído o Núcleo Técnico Operacional para intensificar o combate aos crimes, informou o governo.

O presidente Lula em ligação, pelo celular, para a governadora Fátima Bezerra, reafirmou o apoio total do governo federal, através do ministro Flavio Dino e toda sua equipe, às ações que estão sendo realizadas no combate aos ataques criminosos no nosso estado.

” Ele transmitiu seu apoio e irrestrita colaboração, o que já vem ocorrendo. Ouvi, com muito afeto e confiança, que o presidente sabe que juntos venceremos esse momento delicado na defesa do povo potiguar”, afirmou a governadora Fátima Bezerra em sua conta no twitter.

Foto reproduzida da Internet

Em tempo: reafirmo agora o que disse dias atrás em comentário sobre a crise na segurança pública no BB News TV aqui no blogdobarbosa e no Canal YouTube: A oposição e parte da imprensa papa-jerimum precisam fazer um recall das críticas à governadora no combate a criminalidade no Rio Grande do Norte. Clique aqui para conferir

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com