Editorial

Um médico fazendo humor com assunto tão sério

Num cenário em que a imprensa séria e profissional trava uma batalha contra as Fakes News que circulam nas redes sociais para evitar que informações mentirosas ganhem dimensão, e na hora em que o mundo da mesma forma trava uma outra grande batalha contra a pandemia do novo coranavírus (Covid-19), um médico, ex-secretário de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte – Domício Arruda – usa de forma equivocada o blog ao qual escreve – Território Livre – hospedado no jornal de maior circulação no estado – Tribuna do Norte -, para disseminar mentiras e confundir os seus leitores.

Se a intenção era fazer “humor”, como ele mesmo postou no Território Livre depois da repercussão negativa, o humor que tentou fazer saiu pela culatra, até porque no primeiro texto que postou, depois apagado, constava uma falsificação do brasão do governo do Rio Grande do Norte. Nem mesmo o mais ferrenho jornalista opositor ao governo, Gustavo Negreiros, poupou Domício Arruda, quando no embalo das críticas ao Dr Dráuzio Varela, ele afirmou que ” Domício foi além, está “em busca de leitores qualificados“, transfere o erro dele para a ignorância do leitor. Dráuzio teve que pedir desculpas em um segundo momento, talvez Domício nem peça, porque o caso dele é totalmente irrelevante. Poderiam ter pedido desculpas imediatamente”. Clique aqui para conferir.

A jornalista Thaísa Galvão em seu blog escreveu: “O domingo começa com o decreto fake publicado pela edição online do jornal Tribuna do Norte. Num momento em que o jornalismo vem sendo desqualificado, o jornal mais antigo do Rio Grande do Norte colabora com a própria desqualificação. Blog da edição online do jornal publicou um decreto inventado onde diz que o Governo do Estado está cancelando as aulas da rede pública por um mês, o que não é verdade. E o mais grave: inventa um PARÁGRAFO ÚNICO onde anuncia um futuro decreto de privatização da Uern. Veja aqui.

Já o ex-deputado e atual secretário estadual de Gestão de Projetos e Articulação Institucional, Fernando Mineiro, divulgou nota em que afirma que ” o ex-secretário de Saúde do Governo Rosalba, médico Domício Arruda Câmara, prisioneiro do passado,  no blog Território Livre, hospedado na Tribuna do Norte, fez chacota com o assunto de extrema seriedade e gravidade, que mobiliza governos e sociedades em todo o mundo”.  Mineiro vai além quando diz que o médico Domício Arruda cometeu “uma postura desrespeitosa e irresponsável, que certamente contraria a ética profissional, por induzir as pessoas a eventuais erros de interpretação e comportamento em relação ao documento da governadora e à pandemia”.

O governo do estado, através da Secretaria de Comunicação Social, divulgou em Nota que, “ao publicar um “decreto de emergência” que nunca existiu, um veículo e seus autores agridem a si mesmos, atentam contra a própria credibilidade e décadas de história. Nos causou ainda mais surpresa que o ataque tenha partido de um médico conceituado na sociedade, inclusive ex-secretário de Estado de Saúde Pública, o que nos leva a crer que o autor da postagem sabia exatamente o que estava divulgando”.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com