Artigo

Vale a pena ver o documentário `Amigo Secreto´ sobre o esquema da Lava Jato

por Carlos Alberto Barbosa

Para quem não viu ainda vale a pena ver o documentário “Amigo Secreto” da cineasta Maria Augusta Ramos, uma espécie de remake da Lava Jato com depoimentos de delatores e os bastidores da cobertura feita pelos repórteres do portal The Intercept Brasil. Um relato de que a operação capitaneada pelo ex-juiz Sergio Moro não tinha somente o objetivo de prender Lula e alijá-lo das eleições presidenciais de 2018, mas também de destroçar a Petrobras, a maior estatal brasileira.

O  trabalho jornalístico do The Intercept Brasil neste caso evidenciou as práticas corruptas do ex-juiz Sergio Moro e dos procuradores da força-tarefa da Lava Jato que tanto pregavam o discurso contra a corrupção, e que queriam também destroçar a Petrobras. Tudo começou com o golpe contra a ex-presidente Dilma Ruosseff se prolongando até os dias atuais com a proposta de privartização da estatal petrolífera pelo Governo Bolsonaro.

O filme deixa notório que “havia interesses econômicos” por parte dos agentes da Lava Jato e acho que a mídia corporativa falhou em não investigar, em não ir a fundo sobre o que se passava nos bastidores da Lava Jato, que ficou conhecida depois como “Vaza Jato”, após hakers vazarem conversas entre Sergio Moro e procuradores.

Não se pode negar também a influência dos Estados Unidos no processo, que promoveu inclusive a perseguição contra o ex-presidente Lula. O filme mostra isso também.

No entanto, o pior aspecto da força-tarefa, e que foi revelado pela Vaza Jato, é observar que o grupo era formado por brasileiros que agiam por conta própria e por interesses singulares, ou seja, eram brasileiros agindo contra o Brasil.

Não acho que o Sergio Moro estava pensando nos Estados Unidos quando decidiu ser ministro do Bolsonaro ou quando decidiu que tinha que prender o Lula. Foi ação de brasileiros em nome de seus próprios interesses ou de convicções do que se imaginava que o Brasil deveria ser. O documentário de Maria Augusta Ramos deixa isso bem evidente.

Para quem quer saber os bastidores da Lava Jato ou Vaza Jato vale conferir! O filme está em cartaz no Natal Shopping em única sessão, às 18:30, com duas horas de duração.

Foto reproduzida da Internet

Em tempo: confira o meu comentário sobre o assunto no BB News TV aqui no Blog e no Canal YouTube clicando aqui

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com