Artigo

Vergonha e acinte aos servidores a decisão da ALRN de pagar 13º e férias a deputados retroativos a 2015

por Carlos Alberto Barbosa

Repercutiu de forma negativa a decisão da ALRN (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte) de pagar 13º e férias retroativas a deputados, no momento em que o estado passa por uma crise financeira.

O presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira (PSDB), fez publicar no último sábado (23), sem nenhum constrangimento, no Diário Oficial do Estado, a promulgação da Lei que estabelece efeito retroativo ao pagamento de férias e 13º a deputados estaduais. O projeto, votado e aprovado às vésperas do carnaval, em meio a folia, e que entra em vigor tem como marco temporal a 61ª Legislatura da Casa (2015/2018), ou seja, os parlamentares vão receber os valores retroativos aos quatro últimos anos. O ato do presidente do Legislativo é um acinte ao servidor público estadual, que está com atraso de salários de dezembro e 13º de 2018.

A hora é de esforço para tirar o Rio Grande do Norte do estado lastimável em que se encontra e não de fazer despesas extras sem o mínimo de necessidade. Os nossos parlamentares deveriam, sim, estar envergonhados do que fizeram. A Assembleia Legislativa agindo desta forma dá mais uma prova de que não se preocupa com os problemas do estado. Não fosse a sinecura que a Casa já havia se transformado, além de escândalos protagonizados como o caso da Dama de Espadas, agora a desfaçatez de aprovar um projeto que só faz beneficiar a quem já ganha muito e em dia.

Em Nota, a governadora Fátima Bezerra (PT), foi clara: “quando comuniquei que não sancionaria a proposta, pedi à Assembleia Legislativa que, diante da calamidade financeira do estado, o benefício somente fosse implantado após regularizada a situação salarial dos servidores e servidoras do Poder Executivo”.

Mas mesmo assim, não houve o respeito e a compreensão dos que foram eleitos pelo povo para “representá-los” no Legislativo. É lamentável num momento como este os nossos deputados não terem o discernimento de que o que é bom para eles é ruim para o estado, sobretudo, os servidores.

Faltou bom senso principalmente ao presidente da Assembleia Legislativa ao fazer promulgar a Lei. Que agora responda pelo desgaste que a Casa terá perante à sociedade. Chega de sinecuras, Damas de Espadas e mais essa aberração de pagar 13º e férias retroativas referentes a
a 61ª Legislatura da Casa (2015/2018), que certamente beneficiará os deputados não reeleitos e que formaram a citada Legislatura.

Essa é a “Casa do Povo” ou dos Marajás do RN?

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com