Geral

Ataque a Vini Jr. é `lembrete gritante´ do racismo no futebol, diz agência da ONU

Está no g1

Os ataques racistas ao jogador brasileiro Vinicius Jr durante um jogo em Valência, na Espanha, são um “lembrete gritante” do racismo que ainda existe no esporte, disse nesta quarta-feira o alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk.

Turk pediu às entidades organizadoras de eventos esportivos mais estratégias para prevenir e combater episódios de racismo. Pediu que os governos também se envolvam. “E precisamos começar ouvindo esportistas afrodescendentes”, disse.

“Eles (a Espanha) começaram a prender pessoas de forma muito rápida, mas também precisamos que quem organiza eventos esportivos leve essa questão muito a sério”, disse. “Está mais do que óbvio que precisamos olhar para a questão dos direitos humanos de uma forma mais ampla”.

O comissário da ONU anunciou ainda que vai elaborar um guia com protocolos para evitar e agir em casos de ataques racistas em eventos esportivos em geral.

Vinícius Jr. voltou a ser alvo de ataques racistas no domingo (21) durante um jogo de seu time, o Real Madrid, contra o Valencia, no estádio Mestalla, em Valência, no sudeste da Espanha.

A partida chegou a ser interrompida após o brasileiro apontar torcedores que o ofenderam. Quando o jogo foi retomado, os jogadores se envolveram em uma confusão. Um deles, do Valencia, deu um mata-leao em Vinicius Jr., que, ao se desvencilhar, acertou o adversário no rosto.

O brasileiro foi expulso, mas, na terça-feira (24), o cartão vermelho foi anulado, e parte da comissão técnica do jogo, demitida.

O caso gerou uma comoção mundial. O presidente da LaLiga, Javier Tebas, a entidade que organiza o principal campeonato espanhol, minimizou o episódio e criticou Vinicius Jr. por reclamar que a liga fazia pouco em casos do tipo.

Depois da repercussão, no entanto, o governo espanhol condenou o episódio e as falas de Tebas, e a polícia espanhola prendeu sete pessoas envolvidas em ataques racistas e crimes de ódio contra Vinicius Jr. Três delas responderão em liberdade.

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com