Artigo

Bolsonaro quer levar o Brasil a repetir erro fatal da Itália

por Tereza Cruvinel, no site Brasil 247

Caminhos paralelos e perigosos entre Brasil e Itália. Na tarde desta sexta-feira, após o governo federal deflagrar sua campanha publicitária contra o confinamento no combate ao coronavírus, com o mote “O Brasil não pode parar”, o governador de São Paulo, João Dória, fez um duro ataque ao presidente Bolsonaro, por sua cruzada contra o isolamento físico-social e o fechamento comercial, perguntando: “Quem será o fiador das mortes no Brasil?”  Também hoje o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, admitiu seu erro ao embarcar na campanha “Milão não para” (qualquer semelhança com o mote da campanha do governo brasileiro não é mera coincidência), inspirada por Mattei Salvini, líder de extrema direita aliado dos Bolsonaro. Sala bateu de frente com o primeiro-ministro Giuseppe Conte.

A Covid19 talvez não tivesse produzido resultado tão catastróficos em Milão e na Lombardia caso Sala e outros prefeitos da região não tivessem incentivado a população a seguir com a “normalidade”.  A tragédia italiana talvez fosse menor se a elite política do país não tivesse passado 15 dias brigando, divergindo sobre os caminhos a seguir, exatamente como está acontecendo aqui no Brasil. Aliás, aqui a queda de braço é mais grave, porque temos o presidente da República contra todos: Congresso, governadores, OMS, autoridades sanitárias locais e internacionais.

Quando a campanha “Milão na para” foi lançada, a Lombardia tinha 250 casos de Coronavirus e 12 mortes. Estavam no início mas a disseminação não foi contida.  Hoje há quase 40 mil casos e 5.402 pessoas já morreram. Só em Milão, 4.400 mortos. Por isso Doria perguntou: “será preciso que 4.400 morram” para Bolsonaro entender que está errado?  Com os mil óbitos desta quinta-feira, a Itália passou dos 9 mil mortos e nas próximas horas chegará aos 10 mil.

Faltou à Itália aquilo que todos pregam mas não existe no Brasil: “ação coordenada”. Não há coordenação entre Governo Federal e governos estaduais (que estão se coordenando entre si) e muito menos unidade no próprio governo central.  O governo Bolsonaro age como cobra de duas cabeças. Com uma o presidente fala contra o fechamento do comércio e o confinamento, sustentando um discurso de preservação dos empregos e da economia que se tornou inócuo. A economia já foi para o brejo, agora é salvar vidas e evitar o pior.  Com outra cabeça, o governo toma medidas corretas: decreta a calamidade pública, o ministério da Saúde adota linha científica (embora Mandetta esteja cedendo visivelmente a Bolsonaro) e baixa pacotes como o de hoje, que libera crédito de R$ 40 bilhões para pequenas empresas financiarem a folha de pagamento.

* Tereza Cruvinel é colunista do 247, e é uma das mais respeitadas jornalistas políticas do País

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com