Economia

Brasil corta tarifas de exportação de etanol para os EUA e Trump comemora

Está no Yahoo! Notícias

O presidente Donald Trump comemorou em sua conta no Twitter a elevação da cota de importação de etanol sem tarifa por 12 meses decretado pelo governo nesta segunda-feira (2).

No tuíte, Trump disse que, mesmo que a decisão seja contra intuitiva, é resultado das negociações em andamento entre a América do Sul e os Estados Unidos por um acordo comercial.

“O Brasil permitirá que mais etanol americano entre no país sem tarifas, uma decisão que as usinas brasileiras estão comemorando. A reação aparentemente contra intuitiva deriva do tom das negociações em andamento entre a nação sul-americana e os EUA por um acordo comercial”, escreveu Trump.

“[Estamos] Fazendo grandes progressos para nossos agricultores. E-15 aprovado, durante todo o ano. Grande lista adicional a ser submetida e aprovada dentro de duas semanas. Será ainda melhor para o etanol, e salvamos nossas pequenas refinarias!”

Donald J. Trump@realDonaldTrump · 14h

“Brazil will allow more American Ethanol to enter the country without Tariffs, a decision that Brazilian mills are celebrating. The seemingly counter-intuitive reaction stems from the tone of ongoing negotiations between the South American nation and the U.S. for a…

Donald J. Trump@realDonaldTrump

…Trade Agreement.” @business @ChuckGrassley @joniernst @SenatorFischer @BenSasse Making great progress for our Farmers. Approved E-15, year round. Big additional list to be submitted & approved within two weeks. Will be even better for Ethanol, and we save our small refineries!42,5 mil23:37 – 2 de set de 2019Informações e privacidade no Twitter Ads11,9 mil pessoas estão falando sobre isso

Nesta segunda, o governo brasileiro elevou para 750 milhões de litros, ante 600 milhões anteriormente, uma cota para importações anuais de etanol sem tarifa, segundo publicação no Diário Oficial da União durante o final de semana. A medida vigorará por 12 meses.

As importações ficam limitadas a 187,5 milhões de litros por trimestre, segundo portaria do Ministério da Economia e da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais.

A medida, que deve favorecer principalmente os Estados Unidos, principais exportadores de etanol para o Brasil, veio após reunião do presidente americano Donald Trump com o chanceler brasileiro Eduardo Araújo e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a embaixada do país em Washington.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que anteriormente chegou a defender o fim das importações sem tarifa, disse em nota que viu “uma grande vitória do governo brasileiro” na nova cota, uma vez que havia pressões pela liberalização total do mercado, com taxa zero para qualquer volume.

A associação citou “meses de tensão” antes do resultado das negociações e disse que o acordo final “demonstra firmeza do Brasil”, uma vez que estabeleceu “condições para um incremento futuro do comércio bilateral de etanol”.

No final de julho, a Unica defendeu que manter qualquer facilidade para importações favoreceria os Estados Unidos e prejudicaria a indústria de cana do Brasil, que havia se preparado para o final da cota para importações.

O governo brasileiro ainda não se manifestou oficialmente sobre a decisão em relação à cota de importações, mas segundo a Unica, o novo limite foi estabelecido após negociações lideradas pela ministra da Agricultura, Teresa Cristina, com respaldo do presidente Jair Bolsonaro.

Foto: Andy Katz/Brazil Photo Press/Folhapress

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com