E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Arquivos por Categoria: YouTube

YouTube

Profissão Repórter flagra suspeita de assédio eleitoral em Coronel Sapucaia (MS) antes do segundo turno. Veja vídeo

Está no g1

Caco Barcellos e Chico Bahia foram até Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul, na fronteira do Brasil com o Paraguai, para fazer um perfil dos eleitores da cidade, onde houve um empate entre Lula e Jair Bolsonaro no primeiro turno, e acabaram flagrando uma suspeita de assédio eleitoral.

Enquanto andava pela cidade para conversar com moradores sobre sua intenção de voto, a menos de 48 horas do segundo turno das eleições, a dupla viu uma concentração de pessoas em frente ao centro cultural e resolveu se aproximar. Os convocados para a reunião, sobre a qual ninguém queria falar ou sabia dizer o que era, eram beneficiários do Auxílio Brasil.

Ao ver Caco entrando no local, a assessora da secretária que falava veio a seu encontro e, ao ser questionada se a reunião teria a ver com a votação, afirmou hesitante:

“Tem a ver de demonstrar o que o presidente e o governador estão fazendo pelas pessoas”.

Logo depois que a resposta foi dada, todas as pessoas que estavam no local se levantaram para ir embora. Quando Caco tentou entrevistá-las, um homem tentou impedi-lo bradando:

“É melhor vocês ficarem na sua!”

Em mesas, mulheres tinham planilhas com os nomes e dados das pessoas que compareceram. Uma outra pessoa, ao ser abordada, se recusou a falar e saiu andando e dizendo:

“Eu não posso responder nada”.

Caco, ao encontrar a secretária que estava falando quando ele chegou ao local, também só teve respostas curtas e evasivas.

Caco: Por que essa reunião?
Secretária: Sobre o Auxílio Brasil e Mais Social.
Caco: E por que a senhora faz essa reunião na semana das eleições?
Secretária: Porque nós temos que mandar as listas… Entende?
Caco: Por que mandar listas?
Secretária: Nós mandamos a lista para o MDS. Tchau!

Uma senhora que mora ao lado do local onde acontecia a reunião revelou que ela já estava ocorrendo há três dias.

“Antes não tinha essa reunião não. Disse que era para assinar o negócio do Bolsa Família. Aí ontem que eu ouvi falando que, quando acaba a reunião, o Rudi dá R$ 50 para cada um. Rudi é o prefeito daqui”, contou.

Encontramos o prefeito, Rudi Paetzold, em uma gincana entre escolas promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Por lá, as perguntas também não foram bem recebidas.

Caco: A gente esteve no centro cultural e tinha uma fila grande de pessoas tendo que deixar o nome… Pessoas que recebem o auxílio.
Assessora 1: Aqui nós não estamos para falar de política. Aqui nós estamos…
Caco: Mas lá estavam falando sobre política. Por isso que estou perguntando.
Assessora 1: Mas aqui não estamos falando de política.
Caco: Mas estou falando de lá para o prefeito.
Assessora 1: O prefeito não tem que responder.
Prefeito: Inclusive eu estava… Não estava nem… Passei por passar. Nós estávamos fazendo campanha política, não estávamos nem na cidade. Eu estava na aldeia indígena agora.
Caco: Eu sei, mas todas as pessoas estão dizendo lá que o senhor que organizou essa…
Prefeito: Não, eu não.
Caco: Mas como é que tem tanta gente lá?
Assessora 2: A gente tem horário para terminar.
Prefeito: Quem organizou foi a Secretaria de, de…
Assessora 2: Isso aqui é um evento que temos horário para terminar, gente.

Ainda na gincana, uma moradora da cidade falou sobre a suspeita de assédio eleitoral com a nossa equipe:

“Eu fui. Chegamos lá; eles, sinceramente, falaram sobre o Auxílio Brasil, porém a parte foi só sobre política. Que teria que votar no 22, porque se não, no caso, não teria mais verba para vir para cá, né? Aí pararia com tudo: pararia de fazer o asfalto, as escolas. Você chega lá, se você está precisando… Vamos supor: você precisa para sobreviver o auxílio e o vale renda, você muda seu voto na hora com medo de perder o benefício. Pediram para colocar o nome, colocar o documento, o número de celular. Porque, no caso, esses nomes iriam lá não sei para onde. Para mim, aquilo foi uma pressão sobre as pessoas. Isso é promoção do prefeito, né?”

Horas depois dessa declaração, uma pessoa da cidade ligou para Caco para dizer que era perigoso continuar a reportagem na região.

“Fiquei preocupado, extremamente preocupado. Eu sugeriria para vocês terminar a pauta o quanto antes. Se você quiser continuar aqui na cidade trabalhando, é o teu trabalho. É assim: sua conta e risco. Mas eu conheço bem aqui a cidade. É complicado”.


Compartilhe:
BB News TV, YouTube

Vejam e ouçam o meu novo comentário no BB News TV no blogdobarbosa e no Canal YouTube. Falo sobre o fato do núcleo duro do bolsonarismo e suas células não terem reconhecido ainda que a democracia venceu com a eleição de Luíz Inácio Lula da Silva, do PT, para presidente da República no último domingo (30). Fato!

Compartilhe:
YouTube

Pressionado, Bolsonaro diz que bloqueios de rodovias são `frutos de indignação´ que seu grupo político estimulou, mas não reconhece derrota

Está no portal Brasil 247

 Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta terça-feira (1). Foi sua primeira manifestação após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial de domingo (30). 

Em um pronunciamento curto, Bolsonaro disse que os protestos golpistas que bloqueiam rodovias pelo país são fruto da “indignação” das pessoas por se sentirem supostamente injustiçada. Bolsonaro não contestou o resultado da eleição, defendeu manifestações pacíficas. 

“Quero começar agradecendo os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30 de outubro. Os atuais movimentos populaes são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como ionvasão de propriedade, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir”, afirmou o presidente.

Compartilhe:
YouTube

Absurdo! A ilegalidade institucionalizada no Brasil

Compartilhe:
BB News TV, YouTube

Vejam e ouçam o meu novo comentário no BB News TV no blogdobarbosa e no Canal YouTube. Falo sobre a terceira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Confiram!

Compartilhe:
YouTube

Chico Buarque – Vai passar

Compartilhe:
YouTube

Segurança de Carla Zambelli é preso após disparar arma de fogo em perseguição a homem negro

Está no portal Brasil 247

 “Um segurança da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi preso pela Polícia Civil na madrugada de ontem. Ele é o autor do disparo de arma de fogo que ocorreu no momento em que Zambelli perseguiu um homem negro até uma lanchonete na região dos Jardins, bairro nobre de São Paulo”, aponta reportagem do Uol.


“O jornalista Luan Araújo, que foi perseguido por Zambelli, também prestou depoimento à Polícia Civil. Ele estava acompanhado de advogados do grupo Prerrogativas, que confirmaram a prisão do segurança da deputada”, acrescenta a reportagem.  Segurança de Carla Zambelli é preso após disparar arma de fogo em perseguição a homem negro

Compartilhe:
BB News TV, YouTube

Vejam e ouçam o meu novo comentário no BB News TV no blogdobarbosa e no Canal YouTube. Falo pelo fim do ódio, da intolerância e da violência sem medo de ser feliz. E como diz aquela música de Guilherme Arantes “Amanhã será um Lindo dia”. Confiram!

Compartilhe:
Editorial, YouTube

Por um Brasil sem ódio, intolerância e violência. Amanhã será um lindo dia!

Por um Brasil sem ódio, intolerância e violência, como bem pediu em mensagem dirigida aos brasileiros o Papa Francisco, e pelo fim da xenofobia contra os nordestinos, pelo fim da misoginia…

Compartilhe:
BB News TV, YouTube

Vejam e ouçam o meu novo comentário no BB News TV no blogdobarbosa e no Canal YouTube. Falo sobre o fato do ministro das Comunicações, Fábio Faria, ter jogado a toalha e ter se arrependido de participar de mais uma farsa bolsonarista. Confiram

Compartilhe: