Geral

Causos que marcaram os 13 anos do Blog: O dia em que o Papa João Paulo II celebrou uma missa campal em Natal

Está no Baú de um Repórter

Certas reportagens ou coberturas jornalísticas marcam na vida de um repórter. Uma dessas coberturas que marcaram a minha carreira profissional foi exatamente a missa campal realizada pelo Papa João Paulo II, quando ele esteve em Natal (RN) para participar do 12º Congresso Eucarístico que se realizava na capital potiguar. Era a segunda vez que o Papa vinha ao Brasil. Isso foi em outubro de 1991. Vamos ao fato:

Era eu correspondente da Radiobrás no Rio Grande do Norte. Uma equipe da Rádio Nacional de Brasília, emissora pertencente a estatal de comunicação do governo, veio para a cobertura da chegada do Papa João Paulo II ao Brasil, com a primeira visita em Natal para encerrar o 12º Congresso Eucarístico que se realizava na capital potiguar. A equipe da Rádio Nacional era comandada pelo jornalista Walter Lima.

Junto com a equipe de 12 profissionais – entre técnicos e jornalistas – fui também escalado para a cobertura da missa campal que João Paulo II iria realizar no Papódromo – local construído no Centro Administrativo do governo do estado especialmente para essa missa. Para se ter uma ideia da dimensão da cobertura jornalística, foram 600 profissionais brasileiros e estrangeiros credenciados, que utilizaram a sede do América F.C [no bairro Tirol] como Centro de Imprensa. Toda uma estrutura foi montada para atender contatos via telefax, telefone, telex e correio postal. Os profissionais do Vaticano tiveram uma sala separada dos demais jornalistas.

A TV RAI da Itália operou com um sistema próprio de transmissão no Centro de Imprensa. A Embratel instalou aparelhos de fácil utilização e de última geração para transmissões diretas para qualquer país, como França, EUA, Uruguai, Chile, Portugal e Reino Unido. As ligações DDD e DDI foram feitas através de 20 cabines telefônicas com capacidade de receber, cada uma, 47 chamadas simultâneas instaladas no Centro de Imprensa.

Cardeais, cerca de 200 bispos, centenas de padres, freiras e uma multidão de aproximadamente 100 mil pessoas estiveram presentes no encerramento solene do 12º Congresso Eucarístico Nacional, no domingo, 13 de outubro de 1991. A missa celebrada pelo Pontífice João Paulo II durou 2h20.

No espaço destinado ao público ficou também a imprensa. Minha missão era entrevistar as pessoas. Saber de suas reações, emoções, Enfim, o significado para elas presenciar uma missa celebrada pelo Papa João Paulo II. Walter Lima comandava, de uma cabine instalada atrás do altar onde João Paulo II celebrou a missa campal, toda a equipe da Radiobrás. Quando ele chamava, o repórter tinha que dar um flash. Foi sem dúvida nenhuma uma das coberturas jornalísticas mais emocionantes que fiz nesses meus mais de 30 anos de jornalismo.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com