E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Economia

Dívidas do INSS podem prescrever em cinco anos e não mais em dez

Desde a edição da lei 8.212/91, a Previdência Social contava com um período de dez anos para cobrar dos contribuintes os débitos referentes a contribuições previdenciárias. No entanto, recentemente os tribunais superiores afastaram a aplicabilidade do artigo 45 da referida lei, declarando-a inconstitucional. Com isso, a receita previdenciária terá, a partir de agora, o prazo máximo de cinco anos para efetuar as cobranças. Se não fizer elas prescreverão.

Os entendimentos do STJ [Superior Tribunal de Justiça] e do STF [Superior Tribunal Federal] estão balizados em normas contidas na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional, que estabeleceu que alterações referentes aos prazos  decadenciais e prescricionais somente podem ser veiculados por lei complementar e não por lei ordinária como é o caso da lei 8.212/91.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *