E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Editorial

E ainda diziam que se Lula fosse presidente o Brasil ia virar uma Venezuela

O presidente Lula vai assumir a presidência do G-20 a partir de dezembro. Esta será a primeira vez que o bloco com as 20 maiores economias do planeta terá um presidente brasileiro a sua frente. Lula promete colocar na pauta das discussões questões como o combate a fome e a preservação da Amazônia.

Fico a imaginar a cara dos que diziam que se Lula fosse eleito novamente presidente o Brasil iria virar uma Venezuela. Ao contrário, o que está se observando é que o petista está fazendo o Brasil ser respeitado lá fora como nos seus dois governos anteriores. Quem não lembra que o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou a declarar que “Lula era o cara”?

Há de se dizer agora que Lula é um estadista se fazendo respeitar em todo o mundo e levando o Brasil a se colocar nas grandes discussões mundiais.
O mandato do presidente Lula diante do bloco começa no próximo dia 1 de dezembro e termina em 30 de novembro de 2024. O petista dá algumas sinalizações a respeito de três pontos que pretende pautar durante a presidência do foro internacional.

Além do combate à fome a preservação da Amazônia, Lula pretende discutir o tema da desigualdade na governança global e tentará iniciar conversas sobre possíveis reformas em organismos multilaterais, entre eles a própria Organização das Nações Unidas. A principal aposta é em aumentar o poder de tomar decisões das nações do chamado Sul Global, conhecidas no passado como “terceiro mundo” ou “países em desenvolvimento”.

Portanto, Lula não é só o cara, Lula é um Estadista.

Tenho dito!

Foto: Ricardo Sytuckert

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com