E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Editorial, Política

Editorial

Uma data para ser esquecida

O 1 de abril no Brasil deveria ser lembrado apenas como uma brincadeira, ou seja, o Dia da Mentira. Mas infelizmente essa data ainda é lembrada como se fosse importante no calendário brasileiro, a chamada “revolução de 64” que designou o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram no dia 1 de abril de 1964 em um golpe de estado.

Esse golpe encerrou o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros à presidência pela União Democrática Nacional (UDN).

Jânio renunciou ao mandato no mesmo ano de sua posse (1961) e quem deveria substituí-lo automaticamente e assumir a Presidência era João Goulart, segundo a Constituição vigente à época, promulgada em 1946. Porém este se encontrava em uma viagem diplomática na República Popular da China. Militares então acusaram Jango de ser comunista e o impediram de assumir seu lugar como mandatário no regime presidencialista.

O Golpe de 1964 submeteu o Brasil a um regime alinhado politicamente aos Estados Unidos. O regime militar durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde as eleições de 1960, Tancredo Neves.

Infelizmente os lambe-botas ainda têm saudades da ditadura. Os incautos lembram do tempo dos brutamontes espancando, torturando e matando quem lutava pela restauração da democracia no país. Esquecem que se não fossem esses que lutavam contra a ditadura hoje o Brasil não estaria vivendo uma democracia plena. Hoje, esses mesmos incautos não estariam podendo criticar o governo Lula, que dizem ser contra a liberdade de imprensa. Quanta falta de lucidez.

Contudo, e apesar dos incautos, o Brasil é hoje sim uma Democracia, com D maiúsculo. Portanto, o 1 de abril não merece ser lembrado como uma data histórica. E Viva a Democracia!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *