E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Política

Exército compra equipamento para acessar celulares, mas não explica motivo

Está no portal O Antagonista

O Comando de Defesa Cibernética do Exército comprou, pela primeira vez, um equipamento para extrair dados de telefones celulares da internet. A informação é da Folha de S. Paulo, publicada nesta quarta-feira (3).

Sem especificar nenhuma justificativa nem finalidade para a aquisição dos equipamentos, o contrato para a compra foi assinado no final de 2021. Não houve processo de licitação.

O então, e ainda atual, responsável pelo Comando de Defesa Cibernética é Heber Garcia Portella. Ele é o indicado das Forças Armadas para a comissão de transparência das eleições no TSE.

A PF, as Polícias Civis e o MP usam esse equipamento em questão rotineiramente, mas apenas para extrair dados de celulares apreendidos a partir de decisões judiciais.

O Exército não respondeu nenhum dos cinco emails enviados pela Folha desde maio deste ano para explicar o episódio.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *